UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Queda de cabelo
"Meus cabelos estão caindo desde o começo do ano. Procurei um dermatologista, utilizei medicamento à base de corticóide, loções e homeopatia, mas meus cabelos continuam a cair."
Denise Sawatani, São Paulo, SP

A queda localizada de pêlos sem razão aparente é chamada de alopecia areata, popularmente conhecida como pelada. Sua causa ainda é desconhecida, mas a doença é frequentemente desencadeada por algum distúrbio emocional, como o estresse, afirma o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. O uso de corticóides é um dos tratamentos possíveis. Caso não dê resultado, é possível tentar outras terapias de acordo com as características de cada paciente. "Geralmente, os pêlos voltam a nascer", diz o médico. A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo mantém um grupo de apoio para pessoas com alopecia areata; informações pelo tel. 0/xx/11/3105-4933.

Inchaço pós-caminhada
"Sempre que faço caminhadas longas, minhas mãos ficam vermelhas e incham muito. Não consigo nem fechá-las por causa do inchaço. O que isso pode ser?"
Letícia Zamberlan Pupo, Curitiba, PR

A vermelhidão e o inchaço podem ser provocados pela posição dos braços durante a caminhada, que está afetando a circulação. "Para evitar ou, pelo menos, minimizar esses problemas, a pessoa deve caminhar sempre com os cotovelos fletidos, como os corredores, ou, de tempos em tempos, andar com os cotovelos flexionados a 90 graus", orienta o professor de educação física Norton Margins de Freitas, do curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "No início, essa posição poderá cansar os braços, mas, com o treino, a pessoa se acostumará."

Limão sob o sol
"Gostaria de saber por que e como ocorrem queimaduras quando a pele entra em contato com suco de limão e é exposta ao sol."
Fábio Holtz de Paula, Tatuí, SP

As "culpadas" por esse tipo de queimadura são as furocumarinas, substâncias presentes no limão e em outras plantas, como laranja, caju, figo, lima, tangerina, maracujá, coentro e salsa. "Em contato com o sol, essas substâncias desencadeiam uma reação química que leva à formação de lesões na pele", explica a dermatologista Ana Paula Pierro. Esse processo é conhecido como fitofotodermatose. Segundo a médica, as lesões inicialmente são vermelhas (às vezes, acompanhadas por bolhas) e depois tornam-se acastanhadas. "Recomendamos nunca manipular essas frutas no sol ou antes de ir para o sol, pois, mesmo depois de lavar as mãos, pode ficar algum resíduo dessas substâncias, o que desencadeará as lesões."


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Suplemento auxilia na recuperação de cirurgia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.