UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Amor e cólica

Michel Lipchitz/Associated Press
Mulheres mais sensíveis à dor podem ter cólica após a relação sexual! O estímulo do colo do útero desencadeia a produção de prostaglandina, substância que faz o útero se contrair, o que pode causar cólica. "A liberação de prostaglandina ocorre em todas as mulheres, mas só algumas sentem dor; depende do limiar de dor de cada uma", diz o ginecologista Renato Kalil.


Coluna preservada

Patrick Hertzog/France Presse
Lembre-se da imagem acima quando carregar ou empurrar peso. A coluna deve estar sempre ereta! Para empurrar um objeto pesado, por exemplo, fique de costas e empurre-o andando para trás. Dobrar o tronco cria uma pressão muito grande nos discos intervertebrais, o que pode causar uma lesão na região ou até uma hérnia de disco, diz o ortopedista Breno Schor.


Sem fôlego no bate-papo

Stefan Rousseau/France Presse
Problemas pulmonares como asma e pneumonia podem ser sinalizados num bate-papo: quem não consegue falar mais de cinco palavras entre uma respiração e outra deve procurar um médico. "Em crianças, esse sintoma pode indicar que ela está respirando pela boca, o que pode ser consequência de adenóides muito grandes ou rinite", explica o otorrino Gilberto Sitchin.


Texto Anterior: modos: Você faz surpresa para ela (ele)?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.