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Exclusivo para elas
Jarbas Oliveira/Folha Imagem
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Academia Contours Express |
Academias só para mulheres oferecem de aparelhos específicos a secador de cabelo
ANA PAULA DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL
O mundo do fitness gera mais uma tendência: as academias da "luluzinha".
São espaços exclusivos para mulheres, com equipamentos desenvolvidos
especialmente para elas, onde até os profissionais são do sexo feminino. O setor
parece estar crescendo rapidamente e já tem suas vedetes. Com mais de 8.000
unidades espalhadas por 17 países do planeta, a academia só para mulheres Curves, segundo a revista americana "Entrepreneur", é a franquia que mais
cresce no mundo -existe uma para cada
dois McDonald's nos Estados Unidos. No
Brasil, já são quatro funcionando, duas em
São Paulo e duas no Rio, e há mais uma prometida ainda para este mês em Fortaleza.
O sucesso consiste em aliar a redução da
"jornada" de horas dentro da academia ao
ambiente feminino. Em apenas 30 minutos
de aula (três vezes por semana), a base do
programa da Curves, desenvolvido pelo
americano especialista em nutrição e saúde
Gary Heavin no início dos anos 90, consiste
em intercalar 30 segundos de exercícios aeróbicos -como pular e fazer atividades
com um bambolê- com o mesmo período
de musculação.
Assim como a Curves, a também franquia
multinacional Contours Express divide seus
30 minutos de aula em um circuito parecido, só que, cada série, seja aeróbica ou não,
dura 50 segundos. Em ambos os casos, a intensidade dos exercícios é determinada pela
freqüência dos batimentos cardíacos da
praticante.
Uma mulher de 30 anos, por exemplo,
que queira perder peso, deve se exercitar
com 20 batimentos cardíacos a cada dez segundos. Se, após sete minutos e meio da
combinação de aparelhos, a freqüência estiver mais alta, ela relaxa em uma plataforma, reduzindo o batimento. Assim também vale para o oposto: em vez de relaxar
na plataforma com exercícios suaves, a praticante passa mais 30 segundos pulando ou
brincando com bambolê, "assim ela aumenta sua freqüência cardíaca", explica Silva Mankel, proprietária de uma das Curves
de São Paulo.
Essa adaptação foi feita também nos aparelhos de ginástica em ambas as franquias.
Contudo, em vez de pesos, a Curves trabalha com o sistema hidráulico. "Equipamentos com resistência hidráulica existem
há mais de 30 anos. Aperfeiçoamos e modificamos os aparelhos para atender o tamanho e as necessidades das mulheres", disse
em entrevista à Folha o criador da Curves,
Gary Heavin.
Cliente cativa
"Nosso público são mulheres acima de 30 anos que não dispõem
de mais de uma hora para se exercitarem
em uma academia comum", afirma Cassiano Ximenes, proprietário da Contours de
Fortaleza, no Ceará.
Antes das franquias internacionais invadirem o país, já existia em Belo Horizonte
uma academia exclusiva para mulheres.
"Quando abri, buscava um diferencial para
me sobressair em um mercado tão competitivo. Resolvi direcionar minha academia
ao público feminino. Deu certo", afirma
Rachel Voietta de Rezende, proprietária da
RR Fitness - Centro Feminino de Fitness,
Ginástica e Musculação, aberta em 2000.
O valor das mensalidades das academias
especializadas em mulheres não muda em
relação ao das academias tradicionais: varia de R$ 49 a R$ 109.
"Queria uma academia para resolver
meus problemas -enrijecimento muscular e perda de medidas-, e não para ver
desfile de corpos "sarados", como acontece
nas academias comuns", explica a vendedora de roupas Magda Leila Malki, 35, praticante da Curves há dois meses. "Já perdi
três quilos", alegra-se Malki.
"Nas academias normais, sempre tem algum homem olhando, reparando em você.
Sem contar no exibicionismo. Aqui [na
Contours Express], como são apenas 30
minutos de aula, nem dá tempo para fofocar", conta a proprietária de bufê infantil
Débora Gomes, 31, que agora se sente à
vontade, assim como sua mãe, de 60 anos, a
usar roupas largas sem precisar se preocupar com comentários alheios. Além disso,
para ela, os detalhes como secador de cabelos no banheiro, toalhas impecavelmente
limpas e decoração primorosa são ingredientes fundamentais para conquistar o
público feminino.
Estratégia de mercado
Sistemas como esse, segundo o fisiologista do exercício
Álvaro Reischak de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, existem "há séculos". "Eles pegam uma coisa
velha, dão uma roupagem nova e um nome
fashion e vendem como novidade." Entretanto, para ele, qualquer método que tire as
mulheres do sedentarismo é válido. "As
mulheres, quando não alcançam seu objetivo rapidamente, cansam-se muito fácil. A
idéia dessas academias é mantê-las ali -e
isso é bom", afirma.
"A diferença é apenas uma: o objetivo a
ser alcançado. Normalmente, uma mulher
não quer ficar igual ao Rambo, então ela
não vai trabalhar tanto os músculos como
alguém que queira ficar "marombado'",
completa o fisiologista.
Assim como a falta de exercícios pode ser
prejudicial, mulheres que "pegam pesado"
na academia podem desenvolver de distúrbios hormonais a osteoporose.
Mesmo que a mulher queira competir em
algum campeonato de fisiculturismo, a intensidade de seus exercícios deve ser 10%
menor que a do homem. E a fisiologia do
organismo feminino explica o motivo: "A
mulher possui menos glóbulos vermelhos
do que os homens. Isso significa que ela terá 10% menos de oxigênio circulando pelo
corpo", explica o especialista em medicina
esportiva Turíbio Leite de Barros Neto, do
Centro de Medicina da Atividade Física e
do Esporte (Cemaf), da Unifesp (Universidade de São Paulo).
Onde encontrar:
Contours Express
tel.
0/xx/85/246-1881
Curves
tels. 0/xx/11/
5055-5586; 0/xx/11/
3872-2487; 0/xx/21/
2255-0011; 0/xx/21/
2462-0630
RR Fitness - Centro
Feminino de Fitness,
Ginástica e Muscu
lação
tel. 0/xx/31/3334-3317
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