São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quando a água é demais

Hábitos simples e econômicos, como mergulhar as frutas, verduras e legumes em soluções de água com cloro, vinagre ou hipoclorito de sódio, podem evitar de diarréia e infecções estomacais a gastrites e até câncer no estômago.
Isso porque, segundo a nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Liliana Bricarello, a bactéria Escherichia coli -transmitida pela água contaminada, porém facilmente eliminada com soluções higienizadoras- é causadora da gastrite, uma inflamação no estômago que pode evoluir para o câncer.
A limpeza não deve ser feita somente com os alimentos convencionais mas também com os orgânicos, hidropônicos e até mesmo com os produtos pré-lavados. "Como saber se as folhas foram lavadas uma a uma?", diz Bricarello.
A nutricionista alerta ainda contra o hábito comum de passar os alimentos novamente na água corrente. Fazer isso é botar a higienização, literalmente, por água abaixo, diz ela, "porque a água da torneira pode estar contaminada". O certo é consumir o produto logo após a lavagem com a solução -ou guardá-lo para consumo posterior.
A seguir, veja como higienizar os alimentos -para qualquer solução, é preciso mergulhá-los por, pelo menos, 15 minutos.
* Hipoclorito de sódio: vendido em qualquer supermercado -geralmente disposto próximo às verduras, frutas e aos legumes-, é desenvolvido especificamente para esse fim. Siga as instruções do rótulo da embalagem

* Cloro: Para cada litro de água, usa-se uma colher (café) de cloro. Seguida essa medida, os alimentos não ficam com cheiro nem gosto da substância. Não use alvejantes com odores (como os de pinho e eucalipto, por exemplo)

* Vinagre: não é a melhor opção, por não haver quantidade preestabelecida -a solvência deve ser feita no "olhômetro". Na falta de algum dos ingredientes acima, pode atuar como substituto


Texto Anterior: Alimentação: Diferenças culturais
Próximo Texto: Vantagens e desvantagens do hidropônico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.