UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Exercício sem suor
"Costumo fazer caminhadas cinco vezes por semana. O trajeto é de 6 km, que percorro com passos largos e rápidos em uma hora e 15 minutos, mas não transpiro. Isso é sinal de que não estou gastando calorias?"
Elizabeth Vockt, via e-mail

Não suar durante a prática de exercícios físicos não significa que a pessoa não está consumindo calorias. "O controle da temperatura corporal é bastante individual", afirma Marcelo Baboghluian, especializado em medicina do esporte. Um dos mecanismos envolvidos nesse controle é o suor, mas ele não é o único. "Podemos perder calor, por exemplo, pela respiração." Se uma pessoa é saudável, pratica exercícios e, mesmo assim, não perde peso, é sinal de que o consumo de calorias por meio da alimentação é igual ou maior ao gasto calórico. "É aconselhável aumentar o tempo de caminhada e revistar a dieta a fim de diminuir um pouco mais a ingestão de calorias", diz o médico.

Nível de serotonina
"Tenho depressão e tomo fluoxetina e clomipramina sem sucesso. Existem testes que medem o nível de serotonina no cérebro? Que remédio melhora mesmo o nível de serotonina?"
Claudia Aparecida Barbosa, São Paulo, SP

Não há testes que dosem a serotonina. "Esse neurotransmissor exerce múltiplas funções cerebrais, e sua atuação nas doenças psicoafetivas, como a depressão, é apenas uma delas", explica o neurologista Paulo Helio Monzillo, do hospital Albert Einstein (SP). Os remédios que aumentam o nível de serotonina cerebral, como os antidepressivos, geralmente são eficientes no tratamento da depressão. Pode ser, porém, difícil identificar qual desses medicamentos é mais eficaz para um determinado paciente, diz o médico, que sugere tentar "uma abordagem não-farmacológica". "A psicoterapia, muitas vezes, é de grande valia."

Insatisfação com o nariz
"Gostaria de fazer uma plástica no nariz, pois o acho muito feio. Como é feita a plástica?"
Valéria, via e-mail

A rinoplastia é uma cirurgia estética muito frequente. "É uma cirurgia que não causa dores nem sofrimento e que traz grande satisfação para o paciente e para o médico", afirma o cirurgião plástico Sérgio Lessa, especialista em face. A rinoplastia modela as estruturas esqueléticas do nariz -as cartilagens da ponta e do septo nasal. "Em muitos casos, o nariz é alargado em sua base óssea e deve ser feita uma fratura para afiná-lo ou estreitá-lo", diz. A cirurgia demora cerca de uma hora e pode ser feita com anestesia local ou geral. "É recomendável que o paciente permaneça internado por um dia." Durante a semana seguinte da cirurgia, o paciente deve usar um curativo modelante, que depois é substituído por fitas da cor da pele.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Brasileiros desenvolvem exame para parasitoses
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.