UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínicas odontológicas combinam equipes multidisciplinares com tecnologia de ponta para agilizar o atendimento ao paciente

Tratamento intensivo reduz idas ao dentista

Marcelo Barabani/Folha Imagem
No intervalo do tratamento, a empresária Denise Vargas toma um lanche no jardim de inverno da clínica


VINICIUS CARRASCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Após duas horas de tratamento, o paciente faz uma pausa. Na sala de repouso, conjugada a um jardim de inverno, ele toma um pequeno lanche enquanto assiste à TV. Em seguida, mais relaxado, volta para o consultório e dá continuidade ao tratamento. Essa rotina, que lembra os programas "day spa" das clínicas de estética, já é realidade em um local que, para muitos, ainda provoca arrepios: o consultório do dentista. Com o apoio da tecnologia, clínicas odontológicas estão conseguindo reduzir o número de consultas e atender os pacientes com mais agilidade.
"Fazemos tratamentos em um único dia em que o paciente fica sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar formada por periodontistas, especialistas em próteses, ortodontistas e clínico-geral, entre outros", diz Conrado Ferreira Pinto, diretor clínico do Spa Odontológico, localizado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele explica que, em média, o paciente fica duas ou três horas na cadeira odontológica. Faz intervalos e refeições adequadas ao tratamento, em uma sala de repouso com TV e vídeo, e depois retorna para o fim dos procedimentos. Segundo ele, em breve, outra unidade do spa será instalada em um hotel-fazenda localizado em Socorro, a 130 km da capital.
Esse tipo de serviço atrai principalmente pessoas que dispõem de pouco tempo e, portanto, têm dificuldade para concluir um tratamento que, às vezes, exige consultas semanais durante meses. É o caso da empresária Denise Vargas, 37, que fez correções estéticas e prótese no Spa Odontológico. "Vale a pena porque, além de ser rápido e de ganharmos tempo, não é cansativo", afirma.
De acordo com Marcelo Lauandos Jacob, especialista em prótese e diretor da Clínica Odontológica Omint, os tratamentos intensivos oferecem a mesma qualidade que os convencionais. Ele afirma que a duração foi reduzida em 40% devido aos avanços tecnológicos e aos novos materiais utilizados pelo dentista. "Novas resinas cerâmicas adesivas, por exemplo, possibilitaram economia de tempo para restaurações e reconstruções porque secam rapidamente e permitem rápida cicatrização."
Até procedimentos mais complexos, como os implantes, já podem ser feitos rapidamente. Segundo Pedro Tortomano Neto, professor do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), implantes que levavam de três a seis meses para serem concluídos agora podem ser feitos em um dia. Ele explica que o implante é feito com um parafuso de titânio, que funciona como uma raiz artificial. O paciente permanece por cerca de duas horas em cirurgia e, enquanto isso, a prótese é moldada em laboratório para ser implantada logo em seguida. "A pessoa não passa pelo trauma das dentaduras ou das próteses provisórias", afirma.
Os clareamentos odontológicos também estão entre os procedimentos que foram agilizados com as novas técnicas e os novos equipamentos. Antes eram feitos em casa, sob orientação do dentista. O tratamento, que exigia a colocação de moldes de plástico ou silicone e substâncias para branquear os dentes, se estendia, em média, por quatro semanas. Hoje, o clareamento demora, no máximo, 40 minutos e é feito no consultório, com a ajuda de laser.
Além de pessoas com pouco tempo para as sessões de dentista, os tratamentos intensivos atraem outro tipo de público: pacientes com medo de dentista. "Eles não querem estender seu sofrimento com repetidas visitas ao dentista", afirma o cirurgião-dentista Oscar Razuk, que desenvolveu, há 12 anos, uma técnica de otimização de tempo que patenteou como "odontologia descomplicada". A duração dos tratamentos varia de um único dia a uma semana. "Nem todos os tratamentos podem ser feitos em único dia", diz Razuk.


Texto Anterior: quem é ela
Próximo Texto: O que pode ser feito em um dia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.