São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sabor e perfume de Portugal

Os enólogos avisam: embora existam versões feitas em países como os Estados Unidos e a Austrália, o único vinho que pode ser chamado de Porto é aquele produzido na região do Alto Douro, em Portugal. Para manter a qualidade desse vinho, considerado patrimônio cultural do país, os portugueses criaram o Instituto do Vinho do Porto (IVP), que controla rigidamente o processo de produção, do cultivo das uvas ao engarrafamento. Com aroma e sabor acentuados, o Porto é um vinho forte, com teor alcoólico entre 19GL e 22GL. O segredo por trás dessas características é a adição de álcool. Seguindo uma tradição secular, os produtores acrescentam aguardente de uva ao mosto (suco de uvas que dá origem ao vinho), interrompendo a fermentação. A técnica dá origem a vários tipos de vinho do Porto. O campeão de qualidade é o encorpado -e caro- Vintage. Para a receita abaixo, porém, você pode optar pelo também saboroso Ruby, mais barato.

Filé de frango ao Porto e mel

calorias: 239,6 (1 porção); proteínas: 23,44 g; carboidratos: 7,8 g; lipídeos 7,7 g

Ingredientes (para 2 porções):
2 filés de frango, 1 colher de sopa de manteiga ou azeite, 1 colher de sopa de cebola ralada, 1 cálice de vinho do Porto, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de salsinha picadinha e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Como se faz:
Coloque os filés de frango para grelhar em uma frigideira ou grelha, quase sem óleo, até dourar. Retire os filés e os mantenha quente. Na mesma frigideira, coloque a manteiga (ou o azeite) e a cebola ralada e refogue por alguns instantes. Depois adicione o vinho do Porto, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque os filés de volta na frigideira, regue com mel e polvilhe a salsinha fresca por cima. O prato pode ser acompanhado de um panachê de legumes, de um purê de batata ou batata-doce, crepes de alho-poró ou outra guarnição de sua preferência. Receita de Stela Krempel, do Restaurante & Buffet Rosmarino.


Texto Anterior: Poucas e boas: Hormônio do crescimento em adultos
Próximo Texto: Boquiaberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.