São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Estudo revela perigo na cesariana

O parto normal é mesmo a melhor opção para o bebê, segundo pesquisa publicada no jornal "Birth: Issues in Perinatal Care".
Os pesquisadores, do "Centers for Disease Control and Prevention", nos Estados Unidos, avaliaram 5,7 milhões de nascimentos para comparar o risco de morte entre as crianças que nascem de parto normal e as que nascem de cesariana. A conclusão foi que a opção pelo processo cirúrgico dobra os casos de morte.
A cesariana só é recomendada em casos específicos, em que a mãe ou o bebê passem por alguma complicação. O número de crianças nascidas por esse método aumentou 41% entre 1996 e 2004 nos Estados Unidos, apesar de, na maioria dos casos, o procedimento não ter sido o mais indicado. Segundo o estudo, esses bebês correram um risco desnecessário.
Quando nasce de parto normal, o bebê passa, devido à própria saída, por uma "massagem" no aparelho respiratório, o que melhora a sua capacidade de reagir a estímulos. Isso aprimora até o desenvolvimento motor.
A diferença pode ser avaliada por quem acompanha esses dois tipos de parto. O bebê demora mais para chorar quando nasce de cesariana, pois leva mais tempo para receber estímulos externos.

Texto Anterior: Dieta delivery
Próximo Texto: Cursos no shopping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.