São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iniciativas do pai para evitar conflitos

1. Dizer aos filhos, com firmeza e convicção, que a nova companheira não foi a responsável pela separação, que ela é importante para ele, mas que, definitivamente, não ocupará o lugar da mãe.

2. Deixar claro para as crianças que elas não são obrigadas a gostar da madrasta, mas que têm a obrigação de respeitá-la.

3. Mostrar aos filhos que quem continua estabelecendo as regras de convivência é ele, e não a madrasta; mas que, com a sua permissão, ela pode interferir diretamente em alguns assuntos.

4. Caso a madrasta, na opinião do pai, se altere ao mostrar autoridade, não assuma na hora o papel de defensor dos filhos. Se reprimir a madrasta na frente das crianças, dará abertura para que elas se sintam autorizadas a fazer o mesmo. Converse a sós com ela sobre o assunto.

5. Se os filhos tentarem colocar a mãe contra a madrasta, e vice-versa, o pai deve interferir.

6. Deixar claro para a atual mulher que os assuntos burocráticos que mantém com a ex são necessários e que ela não deve interferir nessas questões.



Texto Anterior: frase
Próximo Texto: alecrim: Vale um bifinho!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.