São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Dieta para o corpo e os sentidos

LILIANA FRAZÃO - EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

Tomar um copo de azeite de açafrão todos os dias para perder peso rapidamente. Até profissionais de saúde caem em armadilhas como essa. O médico norte-americano Andrew Weil confessa que, quando estava na faculdade, fez a dieta do açafrão. Ele emagreceu, é verdade, mas deixava rastros de gordura em tudo que tocava.
Essa é uma das muitas experiências que Weil, hoje diretor do Programa de Medicina Interativa da Universidade do Arizona (EUA), relata no livro "Alimentação Ideal para uma Saúde Perfeita" (352 págs., R$ 32, Editora Rocco, tel. 0/xx/21/ 2507-2000). Após 30 anos de pesquisas na área de nutrição, Weil concluiu que comer bem significa suprir o corpo de nutrientes e também satisfazer o olfato, a visão e o paladar.
Embora estimule o consumo de alimentos frescos e critique os industrializados, o médico não é radical. Com uma linguagem acessível, ele fundamenta suas opiniões com conceitos básicos de nutrição e análises de dietas como a mediterrânea. Weil também "defende" os gordinhos, afirmando que as dietas restritivas são necessárias somente em casos de obesidade extrema.
Para não ficar apenas na teoria, o autor dá receitas salgadas e doces e sugere alimentos que podem ser usados para ajudar a controlar doenças como alergia, diverticulite e fadiga crônica.


Texto Anterior: Alecrim: Polenta alimenta e inspira romance
Próximo Texto: Coluna social: Mulher de fibra é mãe para doentes e idosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.