São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda infantil sempre foi cópia da do adulto


A burguesia vai à praia, no séc. 19, e surge a moda marinheiro


Roupa infantil é coisa de adulto. A afirmação pode parecer contraditória, mas, como explica o professor de história da moda do Senac João Braga, a roupa das crianças sempre foi uma miniatura dos modelos feitos para os adultos.
"É uma questão de posição social. As vestimentas identificavam o status da criança e dos seus pais, o papel que representavam na sociedade", explica. Portanto eles se vestiam igual.
Só a partir do final do século 19, com a ida da burguesia à praia, surge pela primeira vez um estilo de vestir exclusivamente infantil, a chamada moda marinheiro, que não atraiu somente os meninos, mas também as garotas.
"Esse estilo deu mais mobilidade e conforto às crianças e persiste até hoje", comenta Braga. Confira ao lado por quantas as crianças já passaram em nome da moda.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O que mais faz a cabeça delas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.