São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que pode causar o mau hálito

Falta de salivação: isso aumenta a proliferação de bactérias anaeróbias na boca.

Dieta: se a pessoa não ingere glicose, o organismo começa a queimar gordura em um processo que libera gases malcheirosos.

Estresse: a adrenalina limita a produção da glândula salivar para ajudar o organismo a poupar líquido e energia.

Bebidas alcoólicas: o álcool resseca a mucosa da boca, o que aumenta a escamação e, consequentemente, a saburra; além disso, o álcool vai para a circulação sanguínea e depois é eliminado pela expiração.

Higiene: se o interior da boca não é limpo adequadamente, a saburra aumenta; a falta de higiene bucal também provoca o aparecimento de doenças que afetam o hálito.

Problemas bucais: doenças periodontais (na gengiva), cáries, lesões na mucosa. Prisão de ventre: os gases produzidos pelo bolo fecal são absorvidos pela parede do intestino, chegam à circulação sanguínea e, por meio dela, aos pulmões, sendo então eliminados pela expiração.

Sinusite e rinite: produzem secreções que podem chegar à cavidade bucal; essas secreções, ricas em proteína, formam um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Alimentos de odor forte: as substâncias voláteis responsáveis pelo cheiro de cebola e alho, por exemplo, chegam à circulação e saem pela expiração; esse efeito é temporário.

Medicamentos: alguns liberam substâncias malcheirosas e outros, como antidepressivos e soníferos, provocam o ressecamento da mucosa da boca.

Tabagismo: além de exalar o cheiro do próprio fumo, o fumante produz menos saliva.


ONDE

Clínica do Tratamento do Hálito: tels. 0/xx/ 11/3842-2723 (SP) e 0/xx/21/ 2549-8028 (RJ)

Clínica Oris: tel. 0/xx/61/328-2600 (DF)
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca: tels. 0/ xx/71/336-1004 e 0/xx/ 71/245-3236 (Salvador, BA)



Texto Anterior: Drible a neura: Estresse é uma das 50 causas do mau hálito
Próximo Texto: Poucas e boas: Leite semidesnatado direto da teta da vaca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.