São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ingrediente

Nozes podem ser consumidas freqüentemente

Luanda Nera
free-lance para a Folha

Elas ajudam a diminuir o nível de colesterol ruim no sangue, podendo prevenir doenças cardíacas. Segundo pesquisas, também podem reduzir o risco do mal de Alzheimer, graças à grande quantidade de vitamina E e de outras substâncias antioxidantes. Além disso, são excelentes fontes de proteína, fibras e minerais. Se você pensava que as nozes serviam apenas como acessórios para incrementar pratos doces e salgados ou só lembra delas na época do Natal, agora tem motivos para dar mais atenção a esta semente.
Os benefícios das nozes -naturais da Pérsia, adaptaram-se perfeitamente às regiões frias do Brasil- já foram comprovados cientificamente. Um punhado delas é a quantidade suficiente para ingerir vitamina E, potássio, cálcio, magnésio, zinco, selênio, além das fibras e proteínas. Tudo isso por apenas 164 calorias.
"Apesar de serem um alimento oleoso, as nozes contêm quase exclusivamente gorduras insaturadas. Estudos mostram que pessoas que ingerem regularmente nozes correm menos riscos de desenvolver doenças coronarianas. Depois de quatro semanas de uso regular, já é possível detectar uma queda nos níveis de colesterol LDL e um aumento do colesterol HDL", explica a nutricionista Myrian Ganzerli Jorge, responsável pelo site Endonutri.
Myrian também destaca a versatilidade das nozes, que se adaptam facilmente a diversos pratos doces e salgados. Uma característica descoberta pelos vegetarianos: para quem não come carne, as nozes podem ser ótima fonte de proteínas.
A pesquisadora em alimentos e professora de Nutrição da Esalq-USP Jocelem Salgado sugere: "a introdução desses alimentos na dieta deve substituir o equivalente calórico de outro alimento, sob pena do efeito benéfico sobre o coração ser anulado pelos efeitos danosos secundários ao aumento de peso que irá provocar. A dica é substituir, pelo menos cinco vezes por semana, 210 calorias de gordura saturada (presente nas carnes vermelhas, leite e seus derivados integrais) por 30 gramas de nozes".
Mas como todo alimento altamente protéico, as nozes devem ser consumidas moderadamente. Suas ricas propriedades nutricionais fazem dela um alimento bastante calórico. Pensando nisso, a nutricionista Myrian Jorge indica o consumo de nozes em dias mais frios, justamente por causa do óleo que as sementes carregam. Jocelem Salgado alerta: "pessoas com hipertensão ou com excesso de peso não podem abusar. Dependendo do tipo de nozes, uma xícara delas pode conter até mil calorias. Essa é a única desvantagem".


Texto Anterior: Os indícios da doença da pressa
Próximo Texto: Na hora de comprar nozes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.