São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alimentação

Para baixar a temperatura

Dez receitas de sopas, cafés, sorbets, chás e sucos gelados

FLÁVIA MANTOVANI
JULLIANE SILVEIRA

DA REPORTAGEM LOCAL

KARIN BLIKSTAD
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o termômetro acima dos 30 ºC, dá até preguiça de encarar um prato de comida sob o sol do meio-dia. Uma alternativa são as refeições geladas, que, além de refrescantes e nutritivas, ajudam a baixar a temperatura do corpo.
"No calor, é preciso sempre reduzir a temperatura corpórea. É por isso que se recomenda usar roupas frescas e ventiladas, por exemplo. Comer alimentos frios também ajuda nesse resfriamento", explica a cirurgiã gastroenterologista Lígia Maria Vaz Guimarães, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
Mas isso não significa que essas receitas acelerem o metabolismo, como alguns pensam. "Elas são mais refrescantes, mas não implicam queima extra de calorias", diz a nutricionista Ana Matilde Rodrigues. Há outras vantagens: vitaminas e sais minerais que costumam se perder com o calor são mantidos durante o preparo de refeições com alimentos crus, de acordo com Carla de Carvalho Teixeira Mendes, nutricionista e coordenadora de alimentação do Hospital Israelita Albert Einstein.
Com ingredientes crus ou cozidos, as sopas -totalmente associadas ao inverno- podem ser preparadas frias e se tornam uma boa opção às tradicionais saladas. Além de leves, são práticas: as receitas sem frutas, por exemplo, podem ser preparadas até quatro dias antes de serem servidas, se forem mantidas na geladeira. São indicadas para acompanhar qualquer prato principal, de acordo com a banqueteira e nutricionista Gislaine Oliveira, do Buffet Gislaine Oliveira Gastronomia.
Originárias da França, as receitas de sopas frias começaram a chegar ao Brasil nos anos 1950. Apesar disso, ainda são pouco consumidas por aqui. "As pessoas não estão acostumadas", diz Oliveira.
Para atrair os sentidos, a dica da nutricionista é caprichar na apresentação -em recipientes pequenos, como xícaras e copinhos de pinga. A sopa deve ser leve e pode ser tomada como se fosse uma bebida.
As comidas muito frias devem, no entanto, ser consumidas com moderação por quem tem asma, rinite ou sinusite. "Se, em um ambiente muito quente, a pessoa comer uma comida gelada demais, a mudança brusca de temperatura pode aumentar a secreção nasal ou desencadear uma crise de asma", diz Lígia Guimarães.
A nutricionista Carla Mendes acrescenta que pessoas com resistência baixa por causa de alguma doença ou com problemas renais podem ter de restringir o consumo de alimentos crus e devem consultar o médico.
Ela ainda aconselha os que desejam seguir uma dieta mais refrescante durante o verão a usarem ingredientes dos três grupos alimentares- carboidratos, proteínas e lipídios- para manter um cardápio balanceado.
A pedido da Folha, seis chefs sugerem dez receitas saudáveis para baixar a temperatura do verão.

Texto Anterior: Perfil: Extraordinariamente comum
Próximo Texto: Sopas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.