São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Mudança de hábito alimentar

A Universidade de Brasília (UnB) está recrutando voluntários, entre 18 e 64 anos, com excesso de peso associado a doenças como diabetes, hipertensão ou alteração do colesterol para estudos sobre mudança de comportamento alimentar. A pesquisa, que será realizada no primeiro semestre deste ano, no Departamento de Nutrição da universidade, englobará acompanhamento nutricional gratuito. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 15 pelo e-mail: simonesotero@yahoo.com.br. Informações pelo tel. 0/xx/61/8111-7805.

Terceira idade em cursos
Com inscrição de R$ 5, pessoas acima de 55 anos poderão participar de cursos oferecidos pela Secretaria de Estado da Cultura, na Oficina da Terceira Idade. Serão quatro turmas de ioga e duas de automassagem -com início previsto para o começo de março. A seleção dos alunos será feita pela ordem de inscrição. Local: av. Rangel Pestana, 2.401, Brás, SP; tel. 0/xx/11/6692-5166.

Passo a passo contra o estresse
Que as cidades são estressantes não restam dúvidas. No livro "Viva Bem na Cidade - Semana a Semana" (176 págs., R$ 29, ed. Publifolha, tel. 0800-140090), contudo, o psicólogo Allen Elkin, diretor do Centro de Aconselhamento e Controle do Estresse de Nova York, propõe ao morador de metrópoles que passe a ver a cidade com outro olhar. Para isso, a obra conta com guia de exercícios práticos antiestresse -como meditação e testes-, além de técnicas de resistência física e emocional.

Percepção visual aprimorada com a idade
É senso comum que, com a idade, a visão vai ficando mais "fraca", já que, a partir dos 40 anos, o cristalino vai perdendo sua flexibilidade e a musculatura já não funciona tão bem, originando a vista cansada. Contudo pesquisadores da Universidade de Hamilton, em Ontario (Canadá), constataram que, à medida que a pessoa envelhece, sua visão se torna melhor em relação a percepção e compreensão visual. O estudo -publicado no periódico científico americano "Neuron" (www.neuron.org)- foi realizado com um grupo de pessoas de 18 a 31 anos e outro com mais de 60 anos. A explicação é que parte do processo visual no ser humano envolve células que suprimem a atividade uma da outra, permitindo foco em uma cena importante, porém ignorando detalhes triviais. Com a idade, essa interação inibitória enfraquece, fazendo com que a percepção da imagem seja mais detalhada.

Mais substâncias cancerígenas
O Departamento de Saúde dos Estados Unidos incluiu, na semana passada, mais 17 agentes causadores de câncer na 11ª revisão de substâncias cancerígenas (Eleventh Edition of the Report on Carcinogens), agora totalizando 246 componentes. Pela primeira vez, vírus foram listados no relatório: o da hepatite B e C e alguns tipos de papilomavírus humano. Raios X, substâncias encontradas em carnes grelhadas e resíduos da indústria têxtil e química também agora fazem parte da lista, que pode ser vista em http://ntp.niehs.nih.gov.

DROPS
No Brasil, 20 milhões de pessoas roncam, sendo que 6 milhões delas têm problemas respiratórios durante o sono


Texto Anterior: Drinque não-alcóolico com guaraná
Próximo Texto: Pergunte aqui: Sangramento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.