São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

na mesa

Coloque os sabores do bosque na sua mesa

Groselha, framboesa, amora, morango e centenas de outras frutinhas suculentas são conhecidas, nos países de língua inglesa do Hemisfério Norte, como "berries". Na falta de tradução melhor, podemos chamá-las de frutas do bosque. Silvestres, são abundantes na Europa, América do Norte e em parte da Ásia, onde têm sido saboreadas desde a pré-história. Na Idade Média, as frutas do bosque tornaram-se polivantes: sua tinta era utilizada em quadros e iluminuras -as ilustrações dos manuscritos. Nunca, porém, abandonaram as mesas e, com o tempo, passaram a ser utilizadas em várias receitas. Uma delas é a torta de frutas vermelhas (leia abaixo). Nessa sobremesa, o que faz a diferença é a presença do mirtilo (em inglês, "bilberry"; em francês, "mirtille"). Importado e ainda pouco conhecido no Brasil, o mirtilo é azul bem escuro, quase negro, e contrasta com o vermelho do morango e da framboesa.

Torta de frutas vermelhas

calorias: 734,9 (1 fatia); carboidratos: 86,6 g; proteínas: 17,6 g; lipídios: 35,7 g

Ingredientes:
Creme: 1 l de leite; 9 gemas; 4 colheres de sopa de maisena; 4 colheres de sopa de açúcar; 2 gotas de essência de baunilha. Massa: 400 g de farinha de trigo; 200 g de manteiga bem gelada; 8 ovos; 4 colheres de sopa de açúcar. Frutas: 1 caixa de morango; 1 caixa de framboesa; 1 caixa de mirtilo; açúcar de confeiteiro.

Como se faz:
Passe as gemas em uma peneira, misture ao leite. Acrescente a maisena e as gotas de essência. Bata bem com um batedor e leve ao fogo em banho-maria até engrossar, mexendo para não embolotar. Deixe esfriar. Junte todos os ingredientes da massa em uma vasilha e amasse até deixar a massa bem lisa. Reserve. Lave todas as frutas e deixe escorrer numa peneira. Abra a massa em uma forma baixa, de fundo falso, com a mão, apertando-a contra a forma. Fure a massa com um garfo e leve ao forno médio até dourar. Deixe esfriar. Arrume o creme por cima da massa e as frutas frescas por cima do creme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. (Receita do chef Charlô Whately, do Bistrô Charlô)



Texto Anterior: Peça rara: Para usar no quarto, na sala e fora de casa
Próximo Texto: Boquiaberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.