São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Roupa de lã deve ser lavada com sabão neutro e seca fora do varal

O inverno mal começou, mas, como o frio se antecipou neste ano, pode ser que já tenha dado tempo de sujar aquela blusa de lã que você adora. Se ela for 100% lã -como no caso do cashmere-, todo cuidado é pouco na hora de lavar.
A limpeza a seco é a mais segura para esse material, que encolhe com facilidade. Se preferir lavar em casa, a dica de Rejane Quirino do Nascimento, gerente de treinamento da rede de lavanderias 5àSec, é usar sabão neutro, de preferência aqueles especiais para roupas delicadas. Não coloque na máquina nem deixe de molho ou torça a peça.
Antes de pôr para secar, Nascimento sugere usar o sistema de tapotagem. "Basta colocar a roupa de lã entre duas toalhas secas e dar tapinhas para retirar o excesso de água", ensina.
Para evitar que a peça deforme, não a pendure no varal: deixe-a secando na horizontal. Se o material não for 100% lã, a tarefa fica mais fácil. Dá até para colocá-lo na máquina -desde que vá apenas com peças leves e que a centrifugação seja rápida.
Uma vez lavada, a roupa pode ser levada à secadora ou ao varal. Se escolher a última opção, uma dica é colocar a peça, quando ela estiver quase seca, por cerca de dois minutos na secadora, para que inche e fique felpuda -lembrando que isso só vale para lãs misturadas com outras fibras.


Texto Anterior: Não é o que parece
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.