São Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sobremesa peso-pena

Se o "flan" por si só já é um doce leve, na verdade sinônimo de uma versão mais delicada do pudim, o "flan" da receita abaixo é para lá de frugal. Em vez de um acompanhamento tradicional, como baba-de-moça ou fios de ovos, esse é regado por um delicado mel de gengibre. Quem preferir pode substituir a picante e -há quem diga- afrodisíaca especiaria pela perfumada e delicada água de rosas, essência típica da culinária árabe, ou ainda por romãs, símbolo de prosperidade para os antigos. Confira abaixo esta receita que, além de light, pode ser feita por qualquer mortal, chegado ou não a caçarolas.

"Flan" de coco com mel de gengibre

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para 4 porções)
Para o "flan": 200 ml de leite de coco light, 100 ml de leite desnatado, 200 ml de leite condensado light, 100 ml de creme de leite light, 4 colheres (sopa) de coco ralado light e 2 colheres (sopa) de amido de milho. Para a calda: 100 ml de mel e 1 colher (sopa) de gengibre ralado.

Como fazer
O "flan": misture o leite de coco, o leite desnatado, o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e o amido de milho. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Despeje a mistura em quatro taças ou fôrmas individuais (se quiser servir a sobremesa desenformada) e leve-as à geladeira por duas horas. A calda: basta misturar o mel com o gengibre e regar o "flan". Se desejar, enfeite a sobremesa com frutas da estação cortadas em lâminas finas. Receita da chef Rita Atrib, do Buffet Petit Comitê.


Texto Anterior: Belos e amigáveis
Próximo Texto: Outras Idéias - Anna Veronica Mautner: Cuidado, as certezas são voláteis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.