São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo guia explica métodos e desfaz mitos

Livro desvenda cirurgia plástica

ANTONIO ARRUDA - DA REPORTAGEM LOCAL

No ano passado, foram realizadas cerca de 1.096 cirurgias plásticas estéticas por dia no Brasil. Desde o ano 2000, o país está na frente dos Estados Unidos nesse mercado. Contudo, há pessoas que enfrentam o bisturi sem sequer saber o nome do médico que as está operando, comenta a jornalista Inês de Castro, que acaba de lançar "O Guia da Cirurgia Plástica - Para Mulheres e Homens" (216 págs., R$ 20, editoras O Nome da Rosa e Símbolo, tel. 0/ xx/11/3817-5000).
"As pessoas não têm informação sobre métodos e procedimentos da cirurgia plástica. Com a forte imposição de padrões estéticos, tendem a aceitar tudo o que lhes é anunciado", diz Castro, que trabalha há mais de 20 anos na área de saúde e beleza e entrevistou mais de 60 cirurgiões plásticos para escrever o livro. O resultado é uma espécie de enciclopédia, com informações básicas para o público leigo.
Dividido em duas partes -aspectos gerais e cirurgias específicas-, "O Guia da Cirurgia Plástica" desfaz mitos e trata do pré ao pós-operatório: explica qual o momento certo de fazer a cirurgia, os exames que devem ser feitos previamente, as contra-indicações (como a flacidez excessiva para fazer lipoaspiração, porque a pele fica ainda mais caída e o resultado visual é pior), os critérios para escolher um bom médico, os tipos de anestesia e o processo de cicatrização, entre outros assuntos.
O livro traz ainda 40 cirurgias comentadas em detalhes -da retirada de bolsas sob os olhos a lipoescultura no pênis- e uma série de perguntas e respostas, que tornam a obra didática e de fácil compreensão.


Texto Anterior: Onde
Próximo Texto: Algumas das dúvidas mais frequentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.