UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003
Próximo Texto | Índice

correio

Bula para a mãe
"Sou assinante da Folha de S. Paulo faz muitos anos e agora resolvi fazer um pedido que considero muito importante: uma reportagem para mães de bebês com um relatório de peso em relação à idade das crianças, a partir de um ano de vida até a idade de cinco anos. Antigamente, era comum encontrar essa informação nas farmácias e até em almanaques e propagandas de remédio. Agora, com tantos refrigerantes e sucos, nota-se que até as mamadeiras, que deveriam ser mais nutritivas, só contêm sucos e outros líquidos, e as crianças ficam fracas. É mais fácil fazer meio litro de laranjada do que sujar uma panela para preparar um mingau."
Maria A. Duarte, São Paulo, SP

Sem bula para a mãe
"Chegamos a um tempo em que as pessoas buscam fórmulas de viver e, se por um lado se tenta alcançar a individualidade e prestigiar a identidade das pessoas, por outro deseja-se resolver o cotidiano com estampa e forma alheias. Não existe bula para a vida. O próprio nome do jornal, Equilíbrio, parece um caminho mais acertado para viver. Desculpem-me os psicólogos que comentam a matéria sobre dormir com os pais (ed. de 30/1). Pais não deveriam sentir-se culpados por desejar ter os filhos próximos! Quer coisa mais gostosa do que abraçar o filho? Penso que já nos sentimos culpados demais por trabalhar tanto, o dia todo e muitas vezes também à noite, sem poder dar atenção ao próprios filhos. Meus filhos sempre dormiram comigo desde bebês. Hoje são escoteiros e dormem fora, passeiam com a escola, nunca tiveram medo do escuro, de trovão ou do "bicho-papão" e nunca molharam a cama ou usaram chupeta. Ou seja, são crianças equilibradas, cordatas e confiantes. Dou-me por satisfeita. Não gosto de ler: "Os pais são os grandes responsáveis por esse comportamento" (pág. 4). De fato, são responsáveis pelo que "criam" nos filhos, mas quem tem o direito de censurar?"
Silvana Lizuka, Sorocaba, SP

Próximo Texto: modos: Qual o seu ritual antes de dormir?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.