São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberta

Culpa do arroz
Durante séculos, o Extremo Oriente sofreu com o beribéri, que pode ser fatal e debilita nervos e coração. A razão era o hábito alimentar da região, baseado em arroz polido. Beneficiado dessa maneira, o arroz perde vitamina B1, e a deficiência dessa vitamina provoca a doença. A ocorrência de beribéri só diminuiu quando a dieta se tornou mais variada, e a população passou a consumir arroz enriquecido.

Alquimia caiçara
Se você viajar para o litoral paulista, não estranhe se lhe oferecerem azul-marinho. É uma comida típica dos caiçaras, composta por ensopado de peixe engrossado com farinha de mandioca e acompanhado por pirão de banana-nanica. A explicação para o nome não vem da paixão pelo mar, e sim pela coloração: o prato é azulado porque a banana oxida em contato com as panelas de ferro tradicionalmente usadas para preparar a refeição.

Fondue à italiana
Os suíços que nos perdoem, mas um de seus pratos tradicionais, o fondue, possui uma versão italiana mais sofisticada. As diferenças começam nos ingredientes: a fondata leva apenas um queijo -o Fontina-, leite, manteiga e gemas. Quando essa mistura se transforma em creme, acrescenta-se trufa branca, espécie de cogumelo subterrâneo que é considerado uma das mais especiais iguarias do mundo. O acompanhamento? Pão italiano, é claro.

Reviravolta bandeirante
Vida de bandeirante era dura. Além de desbravar o interior do país, eles eram obrigados por lei a plantar milho, feijão e abóbora pelo caminho e aproveitavam esses alimentos para preparar sua própria comida. Assim nasceu o virado paulista: farinha de milho e feijão misturados -"virados"- na panela sobre a fogueira. O que sobrava era embrulhado em pano, guardado nas mochilas e, com o trote dos cavalos, ficava mais "virado" ainda.



Texto Anterior: Na mesa: Ecologia inspira cardápio de sanduíches
Próximo Texto: Homens aproveitam pouco a paternidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.