São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas avaliam custos e benefícios do treinamento

A Coca-Cola decidiu mudar radicalmente a imagem de seus motoristas e entregadores em 96. "Na época, o profissional de entregas era visto com desconfiança", diz Jorge Chazarreta, diretor de distribuição e serviços da empresa. "Não podíamos competir com preços baixos, por isso decidimos fazer do serviço um diferencial." Os 800 motoristas e ajudantes passaram por um treinamento que incluiu direção defensiva, relações humanas, conduta ao volante e até instruções sobre como levantar e carregar as caixas de refrigerante para evitar problemas de coluna. Quem se comporta como manda o figurino recebe uma comissão no final do mês. "Depois do programa de capacitação, constatamos uma melhora muito grande na produtividade", afirma o gerente de distribuição Sérgio Leite. O número de acidentes diminui 50%, e o índice de produtos devolvidos por mau atendimento caiu para um terço do anterior.

ECT
Há dois anos, antes de implantar o projeto Conduzir, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos enviava, diariamente, 20% de sua frota para a manutenção e gastava R$ 3 milhões por ano só com esse serviço. Com as aulas de direção defensiva, relacionamento interpessoal e sensibilização para o trânsito, os motoristas da empresa aprenderam a utilizar melhor a recém-renovada frota, que passou a contar com vans e versões mais modernas das tradicionais kombis.
O impacto do treinamento pôde ser sentido logo no primeiro ano: os custos com manutenção caíram para menos de R$ 1,5 milhão -metade do saldo anterior. O número de carros acidentados também foi reduzido, passando de 26% para 24%. Detalhe: de 98 para cá, a frota cresceu de 980 para 1.430 carros. "O treinamento é interessantíssimo para qualquer empresa. E há melhora na qualidade de vida dos funcionários", conclui Roberto Fraga, diretor regional da ECT no Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Vantagens da aula para motorista marmanjo
Próximo Texto: Vantagens do treinamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.