São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

"Descascando" a frio
Solos escaldantes podem queimar os pés, fazendo com que "descasquem". Mas, se escamarem sem que você tenha andado sobre pisos quentes, não culpe o ácido úrico e vá ao médico. "Não há comprovação científica de que excesso de ácido úrico provoque escamação; as causas mais comuns são as micoses", diz o dermatologista Mauro Enokihara, da Unifesp.

Odor de bom dia
"Bafo de onça" de manhã? Culpa das células epiteliais. O tempo todo, elas se descolam da mucosa da boca, mas, à noite, ficam paradas sobre a língua porque a saliva diminui. Elas se deterioram, liberando o fedorento enxofre. Se misturadas a restos de alimento, a situação piora, diz a periodontista Celi Vieira. Soluções: escovar os dentes à noite e beber água cedo.

Verduras no apagão
Hortaliças e frutas resistem bem na geladeira desligada. Podem ser consumidas sem problema se ficarem até 12 horas em temperatura ambiente, garante a nutricionista Tânia Rodrigues. Carnes e derivados de leite são mais frágeis: após 6 horas em temperatura ambiente, já começam a se deteriorar e devem ser descartados.


Texto Anterior: Turista bem informado
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.