São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

DIABETES MELITO
"Gostaria de saber se há restrições ao consumo de frutas por pacientes com diabetes melito."
GUILHERME P. VELLOSO (Belo Horizonte/MG)

Diferentemente do que se afirmava antigamente, há alguns anos estudos vêm comprovando que não existe uma fruta mais doce do que outra, de acordo com Gisele Rossi Goveia, coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes. Dessa forma, não há nenhuma restrição quanto ao tipo de fruta que pode ser consumido por pacientes com diabetes melito. No entanto, é importante que os portadores dessa doença estejam atentos à forma como consomem esse tipo de comida. "É preciso ter claro o que é uma porção de frutas e consumi-la de acordo com o plano alimentar orientado por um nutricionista", diz Goveia. Isso significa que elas não podem ser consumidas à vontade por diabéticos, como qualquer outro alimento. Como essas pessoas recebem insulina, os alimentos têm horas apropriadas para serem consumidos.

Correio

"Ao ler o Equilíbrio, deparei-me com a reportagem "Fábulas com as cores do arco-íris" (ed. 31/5), que fala sobre o projeto No Outsiders, em fase experimental em 15 escolas do Reino Unido. A jornalista apresentou muito bem o lado daqueles que defendem que histórias com temática homossexual sejam contadas a crianças de 4 a 11 anos. O texto traz também a fala de vários entrevistados, mas nenhum contrário. Não é possível que todos os professores, embora haja o apoio do sindicato, sejam favoráveis ao projeto. Tampouco que o feedback dado pelos pais seja tão positivo assim. Onde está a opinião de pais e professores contrários à iniciativa?
Infelizmente, esse contraponto que eu esperava não apareceu. Independentemente de não aprovar o projeto do governo britânico, entendo que o outro lado deveria ter sido colocado, principalmente quando um assunto tão polêmico deve ser debatido."


GABRIELA S. BARBOSA, jornalista

Participe do Folha Equilíbrio - perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4 andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900; fax 0/xx/11/3224-4261. Email: folhaequilibrio@uol.com.br


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Usar e ser
Próximo Texto: Ingrediente: Mirtilo é fruto número um em antioxidantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.