São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Mortos por falta de batata

A Irlanda foi um dos primeiros países do mundo a adotar a batata como base da dieta cotidiana. Com o passar do tempo, esses tubérculos originários da América tornaram-se essenciais para alimentar os irlandeses. A dependência era tão grande que, quando uma praga destruiu as plantações entre 1845 e 1846, mais de 1 milhão de irlandeses morreram de fome, e outro tanto foi obrigado a abandonar o país em busca de comida.

Chocolate marrom x branco

Nada de corantes: o que faz o chocolate ser marrom ou branco é o processo de fabricação. Os escuros são feitos à base de manteiga e massa de cacau, que é naturalmente marrom. Já o chocolate branco não leva massa, apenas manteiga de cacau, que é bem clara. Segundo os "chocólatras", a ausência da massa de cacau faz com que o chocolate branco não seja tão saboroso quanto o marrom.

Picadinho de guerra

Alimentar soldados na frente de batalha antes do advento das latarias era uma tarefa difícil. No século 16, a principal ração dos combatentes russos, por exemplo, era carne em pedaços, carregada em barris de madeira e coberta com sal grosso e aguardente para não apodrecer, que era misturada com gordura e creme de leite azedo no momento de ser servida. Essa combinação serviu de ponto de partida para a criação do estrogonofe, prato que, no Brasil, geralmente é feito com creme de leite comum.

Perua dos ovos de ouro

Nada mais fácil do que achar ovos de galinha e codorna. Alguns estabelecimentos vendem ovos até de pata. Já fazer uma omelete com ovos de perua é uma missão bem mais difícil. O obstáculo não é o sabor, semelhante ao dos ovos de galinha, mas o preço. A criação dos sensíveis e gulosos perus é bem mais cara, inviabilizando a comercialização dos ovos, que, para serem rentáveis, teriam que custar quatro ou cinco vezes mais que os de galinha.



Texto Anterior: Na mesa: Açúcar de sobra inspira compota na colônia
Próximo Texto: Quem diria!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.