São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Refeição ao ar livre pede cardápio mais seguro

Reunir a família e os amigos para um piquenique pode ser uma boa forma de aproveitar a primavera, que começa neste mês. Mas vale seguir algumas dicas ao montar o cardápio.
Como, nessas ocasiões, o alimento fica fora de refrigeração por algumas horas, o risco de contaminação bacteriana aumenta, explica o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, presidente do Imen (Instituto de Metabolismo e Nutrição).
A principal vilã é a maionese, especialmente a caseira. "Em primeiro lugar, por uma possível contaminação dos ovos por salmonela. Além disso, o processo de manipulação pode incluir instrumentos não totalmente limpos e o acondicionamento nem sempre é correto", afirma Magnoni.
Já o churrasco é uma boa opção, segundo ele, pois o calor mata os microorganismos -mas nada de vinagrete. Molhos em geral, sejam eles para carnes, saladas ou massas, são um meio propício à multiplicação bacteriana quando deixados fora da geladeira.
Os sanduíches também merecem cuidados. Segundo Magnoni, um sanduíche de rosbife, por exemplo, oferece menos riscos do que um de presunto e queijo ou um de requeijão.
Frutas e sucos têm sinal verde. Lembre-se apenas de escolher frutas que não amassem facilmente e de proteger os sucos da luz e da exposição ao ar, para conservar suas propriedades nutricionais por mais tempo.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.