São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alternativos são opção

Sabe-se hoje que o consumo de soja pode reduzir tanto a freqüência como a intensidade dos calores. Um estudo norte-americano com mulheres na pós-menopausa que consumiam três doses de leite de soja (225 g cada dose) ou três punhados de grãos de soja torrados por dia, durante doze semanas -numa dose diária total de 60 mg a 70 mg de isoflavonas-, tiveram redução de 14,5% de osteoclastos, células que causam perda óssea, e redução na incidência de câncer de cólon. Todos esses benefícios ocorrem devido à presença das isoflavonas, cuja ação lembra a dos hormônios humanos.
Quem prefere vias ainda mais naturais, além da prática regular de exercícios físicos e da distância do cigarro, pode investir em uma dieta saudável, que inclui ácidos graxos essenciais como o óleo de girassol, de milho, nozes e todos os derivados da soja. Segundo o ginecologista Eliezer Berenstein, também vale incluir alimentos ricos em vitamina E, como pepino, repolho cozido e couve. A vitamina auxilia na proteção do ovário e do colágeno da pele. E o consumo de cafeína também deve ser reduzido, pois interfere diretamente na ansiedade.
Alguns estudos mostraram que a acupuntura obteve bons resultados no alívio dos sintomas mais comuns, como calores, ansiedade, insônia e instabilidade emocional.


Texto Anterior: Colaterais
Próximo Texto: Na hora de decidir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.