São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Um pato "bico" de ser preparado

Prato tradicional do sudoeste da França, a receita de hoje faz parte do cardápio do restaurante Marcel, um dos expoentes da culinária francesa na cidade de São Paulo. Mas, apesar do quê de sofisticação, a receita não tem muito segredo. A salada de pato ao molho de damasco é fácil de ser preparada, faz bonito em qualquer jantar e, um aviso aos interessados, é altamente calórica.

Salade de confit de canard aux abricots
Calorias (por porção ): 1.122,5; carboidratos: 5,2 g; proteínas: 55 g; lipídeos: 97,9 g

Ingredientes (para 6 pessoas)
Para o confit: 6 coxas de pato de aproximadamente 300 g cada uma, 2 colheres de sopa de sal grosso, 8 ramos de tomilho, 4 dentes de alho inteiros com casca, 1 folha de louro, 500 g de gordura de pato. Para o molho: 2 colheres de sopa de damasco cortado em cubinhos, 8 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de sopa de mel, sal a gosto e pimenta-branca a gosto. Para a salada: folhas verdes diversas, como alface americana e frisê, rúcula, agrião e endívia.

Modo de fazer
O confit: coloque as coxas de pato, o sal grosso e 4 ramos de tomilho em uma tigela. Misture bem e deixe descansar na geladeira por três horas. Depois, lave as coxas de pato em água corrente e seque bem com um papel absorvente. Em uma fôrma, coloque todos os ingredientes e leve ao forno em temperatura baixa (90 C) por, aproximadamente, quatro horas, até que a carne esteja macia, desmanchando-se. O molho: misture todos os ingredientes, com exceção do damasco. Montagem: aqueça 2 coxas com a própria gordura e desfie. Num prato, com a ajuda de um círculo de metal, coloque primeiro as folhas depois o confit e os cubos de damasco. Regue com o molho vinagrete.


Receita do chef Raphael Durand Despirite, do restaurante Marcel.



Texto Anterior: Vinte anos de ortomolecular
Próximo Texto: s.o.s. família - rosely sayão: Educação moral baseada no "sou mais eu"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.