São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006
Próximo Texto | Índice

Pergunte Aqui

PRÉ-MENOPAUSA
"Tenho 44 anos e ando irritada e depressiva. Meu homeopata disse que devo estar na pré-menopausa e receitou progesterona natural (manipulada de uma planta). Ele disse também que o uso da mesma deve diminuir meu apetite sexual. Isso costuma ocorrer? Li que o estrogênio é mais recomendado. Por que a progesterona?" MARY MERCÊS(Sorocaba/SP)

Segundo o ginecologista José Arnaldo de Souza Ferreira, professor da Faculdade de Medicina do ABC, nessa idade ocorre o climatério, durante o qual acontece a última menstruação, que é a menopausa. Ele esclarece que é preciso verificar se a irritabilidade e a depressão realmente têm a ver com a insuficiência estrogênica. "Se a paciente não tiver outros sintomas, como ondas de calor, sudorese e irregularidade menstrual, pode ser um fenômeno com causas psíquicas", afirma.
Se o caso for mesmo de deficiência de hormônios, o mais comum é que se reponha o estrogênio. "A progesterona isolada só é usada quando o único sintoma da pessoa é o aumento ou a diminuição do intervalo entre as menstruações, sem manifestações como fogachos ou irritabilidade ", diz Ferreira. Quando existem outros sintomas, a indicação principal é o uso do estrogênio, isolado (em mulheres que não têm útero) ou associado com a progesterona (em mulheres que têm o órgão).
Quanto à diminuição do apetite sexual, pode ocorrer em algumas pacientes que tomam progesterona. "Mas existem alguns derivados da progesterona que não reduzem a libido", diz o ginecologista.


Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.