São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

SALMONELA NO OVO
"Adorei a reportagem "Diferença na granja" (ed. 18/1). Gostaria de saber mais sobre a bactéria salmonela e sobre o tempo de cozimento do ovo para eliminá-la. Gosto de gema mole e fico preocupada."
MARLY MOTTA

Salmonelas são bactérias que podem causar salmonelose, uma intoxicação alimentar. Por ser muito consumido "mole" ou cru (na maionese caseira, por exemplo), o ovo é um dos alimentos que mais transmitem o problema. A nutricionista Sônia Ferreira Silva, da PUC-Campinas, diz que essas bactérias são inativadas a partir de 64ºC -a temperatura deve ser atingida pelo centro geométrico do alimento. "Por segurança, a vigilância sanitária recomenda que todo alimento seja cozido até seu centro geométrico atingir 74ºC." Isso significa deixar o ovo na panela por sete minutos após a fervura, ao cozinhá-lo, e esperá-lo ficar com a gema dura, ao fritá-lo.

DRENAGEM LINFÁTICA
"No Equilíbrio de 25/1, vi que um dermatologista não recomenda a drenagem linfática para pacientes com câncer. Tive câncer de mama em maio de 2003 e gostaria de saber se isso se aplica ao meu caso. Tenho um bom prognóstico de cura, faço exames e não há sinal de metástase."
HELENA BAPRISTELLA DE NÁPOLI

Segundo o médico Cláudio Kemp, chefe da disciplina de mastologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), quando não há mais tumor na mama, a drenagem pode ser feita. "Já se pensou que só de apalpar a mama poderiam estar sendo disseminadas as células malignas. Hoje, sabe-se que a célula maligna, para sair do ducto, precisa ganhar "habilidades" para romper a membrana, sobreviver no sangue e, ao chegar em um novo tecido, criar as condições de sobreviver", diz.

Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.