São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

EXTENSORES
"Soube que há extensores que aumentam o pênis. Eles funcionam? Há contra-indicações? Ouvi que eles causam impotência e má circulação."

R.S., Campinas

Segundo o urologista Luciano Favorito, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Urologia, os extensores quase nunca são indicados por médicos. "Eles podem machucar. Alguns são colocados ao redor do pênis como se fossem pesos e, se puxarem muito, podem gerar problemas circulatórios. A impotência pode ocorrer caso o dano seja muito grande", afirma. Favorito diz que o primeiro passo para quem acha que precisa aumentar o pênis é consultar um urologista.

CONVULSÕES
"Quando dorme, meu marido tem pequenas convulsões a cada 12 segundos, como se tomasse pequenos choques elétricos. Creio ser um problema neurológico e quero saber se existe tratamento."

Mirian Sanches Mendes, São Paulo

"Provavelmente essa pessoa tem os chamados movimentos periódicos dos membros, que ocorrem no sono, antigamente conhecidos como mioclonias noturnas", diz o neurologista Antônio Cezar Galvão, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Esse quadro é caracterizado por contrações musculares repetidas, quase sempre nas pernas, ocorrendo em geral na transição da vigília para o sono ou em outras fases do sono. Estima-se que esse problema afete até 5% da população, chegando a atingir 30% das pessoas com mais de 50 anos. "Também é mais comum na gravidez e em pessoas com anemia, insuficiência renal, neuropatias periféricas, artrite reumatóide, esclerose múltipla e lesões medulares."
Ele diz que a medicação deve ser usada no caso de o paciente ter despertares repetidos, prejudicando o sono. Galvão recomenda consultar um neurologista e passar por uma polissonografia -exame de monitoramento do sono- para confirmar esses problemas.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Aonde queremos chegar?
Próximo Texto: Ingrediente: Soja reduz riscos cardiovasculares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.