São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Poder na língua
Não é preciso nem tomar: basta encostar o café na língua para a cafeína ser absorvida e entrar na corrente sanguínea, provocando aquele ânimo causado pela bebida. "O mesmo vale para o açúcar, cuja absorção é sublingual, e para a teofilina, substância encontrada nos chás e chocolates", explica Adelaide Faljoni-alario, do departamento de bioquímica da USP.

Que seja na veia
Por que as veias e não as artérias são os vasos solicitados quando se aplica uma injeção? É que a pressão interna das artérias é tão forte que ela jogaria o sangue para dentro da seringa, em vez de receber o medicamento, podendo ocorrer lesões, sangramentos graves e hematomas importantes, explica o diretor da Fundação Pró-Sangue, Dalton Chamone.

Os cegos sonham
Os sonhos de pessoas que nasceram com deficiência visual são feitos de sons, sensações de cheiro, tato e paladar. "Já quem adquiriu a cegueira na infância visualiza imagens quando sonha, mas, com o passar dos anos, sonha menos do que uma pessoa sem deficiência visual", explica Ademir Baptista da Silva, chefe do setor de distúrbios do sono da Unifesp.



Texto Anterior: Modos: Você partilha segredos?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.