São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Canja imperial no teatro
Madrugador, dom Pedro 2º costumava almoçar às 9h e jantar às 16h. À noite, fazia uma refeição leve. Isso acontecia até mesmo quando o imperador ia ao teatro. Nos espetáculos apresentados no Brasil por companhias européias, o terceiro ato só começava depois que ele anunciava o término de sua pequena ceia: uma canja de galinha consumida impreterivelmente no segundo intervalo. Fã incondicional das canjas, dom Pedro 2º tinha hábitos alimentares simples, mas não resistia ao doce sabor do açúcar. Surpreendeu o barão de Paranapiacaba, que o auxiliou a fazer a tradução da tragédia "Prometeu Acorrentado", do grego Ésquilo (525 a.C.-456 a.C.), ao revelar os ingredientes do refresco que consumia a todo o tempo: uma simples mistura de água com açúcar, armazenada em um grande jarro. Outra guloseima apreciada pelo imperador era o sorvete, que desembarcou no país em 1834, vindo diretamente dos Estados Unidos. Ainda criança, dom Pedro 2º recebeu autorização para consumir essa sobremesa que inicialmente causou grande estranheza na população -as pessoas achavam que o gelo poderia "queimar as tripas". Seu preferido era o de pitanga, fruta colhida na então deserta orla de Copacabana. Dizem os cronistas da época que o consumo excessivo do refresco açucarado e das guloseimas geladas teriam contribuído para o desenvolvimento do diabetes do imperador.

Fungo vinífero
O biólogo e químico francês Louis Pasteur (1822-1895) fez mais do que explicar como e por que ocorre o "milagre" da transformação do suco de uva em vinho. Por volta de 1860, ele descobriu que a fermentação acontece por causa da ação das leveduras -tipo de fungo- sobre o açúcar da uva, que é transformado em álcool e gás carbônico. Também identificou o que diferencia o bom do mau vinho: o tipo de microorganismo responsável pela fermentação. Isso ajudou os vinicultores a melhorar a qualidade de seus vinhos.



Texto Anterior: Alecrim: Entrada que surpreende os convidados
Próximo Texto: Outras idéias - Betty Milan: Quem está atento vive melhor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.