São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moedas e grãos são perigosos para crianças

Objetos aparentemente inofensivos são os principais agentes envolvidos em acidentes por corpo estranho entre crianças e adolescentes de até 15 anos.
Uma pesquisa realizada em Londrina (PR) analisou os 434 acidentes por corpo estranho nessa faixa etária registrados no município ao longo de um ano e concluiu que as moedas foram responsáveis por 11,5% dos casos, seguidas por grãos e sementes (7,4%), bolinhas, botões e tampas (7,4%) e peças de brinquedos (6,9%).
Bijuterias, alimentos, esponjas, cola, parafusos, cotonetes, palitos e canetas também trazem riscos, segundo o artigo, publicado nos "Cadernos de Saúde Pública".
A faixa etária de um a três anos concentrou o maior número de ocorrências (46,3%). Segundo o estudo, 94% dos acidentes foram provocados pela penetração de corpo estranho no olho, no nariz ou nos ouvidos.


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Pressa na educação infantil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.