São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Técnica que reduz mortalidade de bebês

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A técnica denominada valvuloplastia, aplicada em grávidas com problemas cardíacos, reduz a taxa de mortalidade de bebês em 83%. Ela é seis vezes mais segura para os bebês do que a operação tradicional, além de ser menos invasiva -é aplicada exclusivamente em gestantes com estenose mitral, estreitamento da válvula do coração, doença que atinge 2% das mulheres grávidas no Brasil.
Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo cardiologista José Augusto Marcondes de Souza, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O médico analisou 45 pacientes grávidas que apresentavam estenose mitral e haviam sido atendidas no Hospital São Paulo entre 1985 e 1995. Entre as 24 mulheres que se submeteram à cirurgia, 8 perderam o bebê. Já entre as 21 grávidas que passaram pela valvuloplastia, apenas 1 perdeu o bebê.
"A valvuloplastia é uma técnica bem menos agressiva para desobstruir essa válvula dentro do coração das gestantes. E a grande vantagem dessa técnica é que é realizada em apenas 40 minutos e com anestesia local", explica Marcondes de Souza.
Na operação tradicional, bastante utilizada até o final da década de 80, era preciso que o médico abrisse o tórax e o coração da gestante para desobstruir a válvula. Na valvuloplastia, o cirurgião introduz, a partir do quarto mês de gravidez, um cateter na perna da paciente e o conduz até o coração. No órgão, o médico infla um balão colocado sob a válvula mitral, dilatando-a e permitindo a passagem do sangue.
A estenose mitral é uma sequela da febre reumática, doença que aparece na infância e cujos sintomas são dores articulares e inflamação no coração. A febre reumática é responsável por 50% das complicações cardíacas durante a gravidez.
Em São Paulo, a valvuloplastia é realizada no Hospital São Paulo e no Instituto do Coração (Incor). (AP)


Texto Anterior: Modos: O que faz bem nos maus momentos?
Próximo Texto: Parto tranquilo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.