UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Remoção de pintas
"Sou ruivo e possuo muitas sardas. Tenho uma pequena pinta na boca, no meio do lábio inferior. É possível removê-la? De que forma é feita a remoção?"
Ronaldo Venâncio, Miracatu, SP

Os nevos, chamados popularmente de pintas, são tumores benignos formados por células pigmentares. Já as sardas são lesões provocadas pelo sol. As pintas podem ser retiradas cirurgicamente por um dermatologista. "Mas pessoas com sardas podem apresentar lesões acastanhadas nos lábios que também são ocasionadas pelo sol e não precisam ser removidas", explica a dermatologista Viviane Zanoli, do Hospital 9 de Julho (SP). Somente um dermatologista poderá identificar se a mancha no lábio é uma lesão semelhante à sarda ou à pinta. Para evitar o aumento ou o aparecimento de novas lesões, Zanoli recomenda o uso de protetor solar labial diariamente, mesmo se a pessoa não se exponha ao sol.

Nas pálpebras
"Gostaria de uma boa orientação sobre formação de calázios nas pálpebras. Já fiz duas cirurgias e tratamento com compressas, massagens e colírio à base de tobramicina e cortisona, mas o problema voltou."
Marilda Finatti Parduci, Tietê, SP

As pálpebras possuem glândulas sebáceas, cuja secreção compõe as lágrimas. "O engrossamento dessa secreção impede que ela seja expelida pelas glândulas lacrimais, causando inflamação e calázios, que são tumores benignos na pálpebra", explica o oftalmologista José Antonio de Freitas Munia, do Hospital do Olho Rio Preto (São José do Rio Preto, SP). Segundo ele, o uso do colírio citado não é recomendável, pois, além de não proporcionar os efeitos desejados, pode causar outros problemas de visão. Para pessoas que apresentam calázios repetidamente, o tratamento inclui compressas quentes e antibióticos orais à base de tetraciclina, que fluidificam a secreção, afirma Munia.

Dor à noite
"Às vezes, meu filho de três anos e meio acorda no meio da madrugada, chorando e reclamando de dor nos pés ou nas pernas. Não acho que sejam câimbras, pois os pés não estão tensos. O que pode ser?"
Cristina Trewikowski, via e-mail

Mesmo sem tensão nos pés, é possível tratar-se de um quadro de câimbra. "Esse problema ocorre principalmente em pacientes obesos", afirma o ortopedista Joaquim Grava, do hospital São Luiz (SP). Segundo o especialista, problemas ortopédicos não costumam causar dor em repouso. Mesmo assim, é aconselhável procurar um pediatra ortopédico para fazer uma investigação. "Vale ressaltar que algumas crianças apresentam dor espúria, isto é, elas supõem a dor para chamar a atenção dos pais; são casos tipicamente emocionais, que podem ser analisados após a avaliação do especialista ortopédico", orienta Grava.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Esta é a pior época para quem tem rinite
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.