São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Aprenda a aumentar a durabilidade das flores

Um vaso com flores tem o dom de alegrar qualquer ambiente, mas, infelizmente, tem uma durabilidade curta. Algumas dicas, porém, podem ajudar as flores a permanecerem frescas por mais tempo.
De acordo com Arno Boettcher, especialista em rosas e proprietário da Roselândia, um dos cuidados mais importantes é trocar a água do vaso todos os dias. O ideal é que a água não seja clorada, já que o cloro é prejudicial para as plantas -deixar a água em um balde de um dia para o outro é o suficiente para que grande parte do cloro se volatilize.
Já a adição de produtos para deixar a água mais "nutritiva", como pílulas anticoncepcionais e sal de frutas, é pura lenda e não traz nenhum benefício, segundo Boettcher.
O que facilita a absorção da água é cortar diariamente cerca de dois centímetros da ponta do cabo da flor. "Nesse ponto, que tem o corte, as células apodrecem, e isso leva a uma diminuição da capacidade de a flor sugar água", diz Boettcher. O corte deve ser feito com uma tesoura ou faca afiada; caso contrário, a lâmina pode "mascar" o cabo.
Um hábito comum que não adianta nada é colocar cubos de gelo na água. As flores são mais bem conservadas em temperaturas baixas, realmente. Isso, porém, não envolve o uso de gelo -basta manter a planta em locais frescos, sem vento, onde o sol não bata.
Ao recolocar as flores no vaso, é preciso tomar um certo cuidado para não deixar que as folhas entrem em contato com a água. Caso contrário, elas tendem a apodrecer.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.