São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENVELHECIMENTO

Que coceira é essa?

Ressecamento é a principal causa de prurido em idosos, mas incômodo pode ser sinal de desnutrição

[...]
"COM A RESISTÊNCIA MAIS BAIXA, O IDOSO É ACOMETIDO DE DOENÇAS QUE OS JOVENS RARAMENTE TÊM"
MAISA KAIRALLA
geriatra

MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em idosos, a cena é comum: pele com coceira, vermelhidão e lesões. As causas podem ser muitas -de alergia a fraldas geriátricas a desnutrição, que pode deixar a resistência do corpo mais baixa. Mas o motivo mais comum do eczema, segundo especialistas, é a pele ressecada.
Tudo porque, ao longo dos anos, a pele passa a produzir cada vez menos camada protetora, e diminui também a produção de glândulas sebáceas e sudoríparas no corpo, segundo a dermatologista Lucia Mandel, membro da Academia Americana de Dermatologia.
Para evitar pele com aspecto de craquelê, Mandel recomenda investir no bom hábito de aplicar hidratante na pele diariamente, de preferência após o banho. As melhores fórmulas, segundo ela, são as que contêm ureia ou lactato de amônio. "Entre o óleo e o hidratante, prefira o último. O óleo apenas cria uma camada protetora em peles que já estão bem hidratadas", afirma a médica.
Banhos devem ser curtos, mornos e com pouco sabonete-de glicerina, para peles secas. Mandel também sugere que as partes mais ressecadas do corpo, como as pernas, sejam ensaboadas apenas em dias alternados ou a cada três dias.

Sinal de alerta
A geriatra Maisa Kairalla, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, no entanto, alerta para as outras possíveis causas da coceira na pele. Uma delas é a o sistema imunológico mais debilitado dos idosos, que os deixa mais suscetíveis a desenvolver doenças, inclusive de pele, como a escabiose humana (popularmente conhecida como sarna).
"Com a resistência mais baixa, o idoso é acometido de doenças que os jovens raramente têm", afirma Kairalla. A desnutrição, comum nessa idade, pode contribuir para esse quadro de maior fragilidade.
Fraldas geriátricas e alguns tipos de remédio também podem causar alergias, além de doenças renais, hepáticas, diabetes e câncer, que podem desencadear problemas de pele com prurido e lesões.
Para descobrir qual a causa da dermatite, Keiralla recomenda que sempre seja feito um exame clínico por um geriatra e por um dermatologista.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Saúde: A vida com altos e baixos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.