São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2004
Próximo Texto | Índice

correio

Nem ocidental nem oriental "Eu me identifiquei com a crônica "Um preconceito universal", de Michael Kepp (seção "Outras idéias", de 4/3). Se serve de consolo a ele: sou brasileira nata, filha de brasileiros natos. Mas meus avós são imigrantes japoneses. Resultado: tenho olhos puxados. Ninguém se refere a mim como brasileira; sou a "oriental" para os "ocidentais". E, para os "orientais" -descendentes criados segundo a tradição-, sou "ocidentalizada" demais: não falo japonês, não canto em japonês. Sou do interior, mas moro na capital há dez anos. Não tenho o típico sotaque caipira porque, na minha cidade, onde fui criada, ele quase não existe; mas aqui sou sempre a "do interior". E, para o pessoal de lá, sou a "da capital". Na crise dos meus 29 anos, eu me defino como o "elo perdido"..."
Gabriela Nagayoshi, São Paulo, SP

Foco nele "Sou leitora deste conceituado jornal e foi com alegria que li sobre o trabalho maravilhoso do médico alergista Hélio Schainberg (seção "Foco Nele", ed. de 11/3). Tenho um filho de 12 anos com sérios problemas de alergia respiratória. Gostaria muito de obter um contato desse médico."
Ana Marli M. Zucolotto, via e-mail

Resposta O e-mail de contato do médico é hschain@uol.com.br.

Amizade "Parabenizo o Folha Equilíbrio pela interessante reportagem sobre amizade (ed. de 12/2) e solicito o e-mail do antropólogo José Guilherme Magnani, que colaborou na referida reportagem."
Ivani Corrêa, Londrina, PR

Resposta O contato pode ser feito no site do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (www.n-a-u.org).


Próximo Texto: Modos: Tem algum plano radical para a vida?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.