São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002
Próximo Texto | Índice

correio

"Sabores e dissabores" "Ser mãe não é uma tarefa muito fácil! Seja de adolescentes, seja de pequenos, é sempre um dilema (sobre reportagem de capa da ed. de 4/7)! Quantas dicas e quantos manuais mais ou menos prontos encontramos em nossas livrarias feitos por especialistas no assunto! Mas, no dia-a-dia de nossas casas, cada mãe ou cada pai é que sabe exatamente o quanto se bate cabeça, se erra e se acerta para chegar aos tais limites! Não temos a fórmula mágica, então é nos tropeços diários que vamos aprendendo a dose certa do "não e sim" que precisamos dizer aos nossos filhos! Como já disse Caetano, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é'! Haja sabores e dissabores!"
Alessandra Polo, mãe e psicóloga, via e-mail

"Visões naturalizantes" "Li a matéria "Adolescente não cresce sem conflito com os pais" (ed. de 4/7) e, como estudiosa do tema, não posso deixar de registrar que é uma pena que ainda se pense a questão da adolescência como algo negativo, carregado de conflitos, embates, guerras... Vejam que usamos a palavra guerra para descrever a relação dos jovens com os adultos. O pior é que toda a culpa da guerra é dos jovens e de seus hormônios. Reparem que as armas dos pais são orientações positivas, enquanto as armas dos jovens são aporrinhações e artimanhas. Como queremos melhorar nossas relações com nossos jovens se continuamos a vê-los e a concebê-los dessa forma? É preciso que nossos profissionais superem essas visões "naturalizantes da juventude" para podermos perceber que construímos coletivamente nossa juventude e que nossos adolescentes são parceiros criativos e geniais. Convido todos a reverem seus conceitos de adolescência."
Ana Mercês Bahia Bock, professora de psicologia da educação na Faculdade de Psicologia da PUC-SP e presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, via e-mail



Próximo Texto: Modos: Qual é o maior "penta" do Brasil?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.