São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2001
Próximo Texto | Índice

correio

Piolhos
"Gostaria de pedir uma matéria sobre um problema que parece pequeno, mas para muitas mães é um pesadelo: piolhos. Tenho duas filhas na escola, e, às vezes, acontece uma epidemia.
Renata Batista do Amaral, Pirassununga, SP

Ortodontia
"Venho por meio desta, como presidente da Abor (Associação Brasileira de Ortodontia-Ortopedia Facial), órgão oficial representativo da especialidade no Brasil, reconhecido pela WFO (World Federation of Orthodontists), retificar informações publicadas na edição de 4/10, sob o título "Reconhecida nova especialidade odontológica': 1 - essa nova especialidade, ortopedia funcional dos maxilares, ainda não existe oficialmente. Ela passará a existir caso a sua proposta seja aprovada durante a reunião plenária do Conselho Federal de Odontologia, que será realizada neste ano. No mundo desenvolvido, essa especialidade não existe. Ao contrário. A evolução científica naturalmente uniu essas duas especialidades, a ortodontia e a ortopedia facial, em uma única a partir dos anos 50, inicialmente na Alemanha e, com o decorrer do tempo, em todos os países avançados do mundo. Esses países fazem parte da WFO (World Federation of Orthodontists), que não admite diferentes especialidades com a mesma finalidade terapêutica; 2 - aparelhos removíveis funcionais devem ser usados apenas por pacientes em fase de crescimento (crianças e adolescentes). Quando seu uso é corretamente indicado, corrigem apenas 30% dos casos que necessitam deste tipo de tratamento; 3 - sugerimos à população que, diante da necessidade da consulta a um ortodontista-ortopedista facial, verifiquem se o profissional possui o título de especialista no Conselho Federal de Odontologia, sediado no Rio de Janeiro."
Kurt Faltin Jr., presidente da Abor , via e-mail

Resposta Leia seção "Erramos" na pág. A3.



Próximo Texto: Modos: Qual a maior vergonha que você passou?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.