São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

Serosa macular
"Faço acompanhamento médico anualmente e tenho serosa macular. Já perdi 90% da visão do olho direito por causa de estresse. As vitaminas citadas na matéria de degeneração macular (ed. de 11/10) são boas para o meu caso?"
REGINA REBELLO

Segundo a oftalmologista Marcela Cypel, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o problema em questão é chamado de coriorretinopatia serosa central. Trata-se também de uma doença da retina e da coróide (uma membrana do olho) que atinge a região da mácula. No entanto, não está relacionada à idade. "O uso das vitaminas neste caso não traz benefício. Na coriorretinopatia serosa central, não há formação de depósitos ou drusas, como na degeneração macular", diz Cypel.
Segundo ela, deve-se começar um tratamento a partir da segunda vez em que o problema aparece. "Quando ele persiste, é hora de entrar com um tratamento a laser ou com uma terapia fotodinâmica, dependendo do caso." O quadro pode regredir e desaparecer, mas, segundo Cypel, não dá para prever se o paciente estará curado para toda a vida. A maior incidência é em homens entre 25 e 50 anos com características de ansiedade ou estresse. Em mulheres, costuma ocorrer após os 35 anos.


Texto Anterior: Outras Idéias - Anna Veronica Mautner: Ruminantes de memória
Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.