São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Prurido intenso
"Sofro diariamente de um prurido intenso nas partes externa e interna do nariz. Isso ocorre independentemente da estação do ano ou mesmo do uso ou não de um perfume ou colônia. Tenho esse problema há anos, porém tenho notado a sua intensificação de uns seis meses para cá. Seguido ao prurido, às vezes ocorre o surgimento de secreção em pequena, média ou grande quantidade, além de irritação na garganta, no canal auditivo ou mesmo no ouvido."
Edmur Godoy, São Paulo, SP

Os sintomas são sugestivos de processo alérgico, mais especificamente de uma rinite alérgica, que é uma inflamação da mucosa do nariz, caracterizada por um conjunto de sintomas: espirros, coriza, coceira e obstrução nasal. É uma doença muito comum, acometendo de 20% a 40% da população e, geralmente, apresenta histórico familiar. "Os sintomas estão relacionados à liberação de um mediador sangüíneo (histamina), que estimula as terminações nervosas, as glândulas da mucosa e os vasos sangüíneos", explica o otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa, do Hospital 9 de Julho. Os fatores desencadeantes geralmente estão relacionados a inalantes e, às vezes, a alimentos e a produtos químicos. O tratamento da rinite alérgica não tem como objetivo a cura total do paciente, mas a melhora de sua qualidade de vida. "Os princípios da terapêutica baseiam-se no afastamento dos possíveis alérgenos e no tratamento com medicamentos tópicos nasais e sistêmicos, via oral ou injetável."

Semente de linhaça
"Gostaria de obter informações sobre a semente de linhaça. Certa vez, vi na TV um ginecologista famoso falar maravilhas sobre seus efeitos. Qual deve ser a dose diária?"
Célia de Fátima Gouveia Petri, São Paulo, SP

A semente de linhaça vem despertando interesse como alimento funcional por possuir propriedades que beneficiam a saúde. A linhaça tem 35% de sua composição na forma de óleo. É fonte significativa de ômega 3 e ômega 6. Esses ácidos podem agir tanto como fatores protetores de doenças cardiovasculares como nos processos de redução de aterosclerose por aumento de colesterol. "A composição química também garante à linhaça influências favoráveis à resposta imunológica do organismo", afirma Vilani Figueiredo, nutricionista da Beneficência Portuguesa (SP). Estudos apontam benefícios no tratamento de artrites reumáticas, esclerose múltipla e lúpus, mas não existe uma dose recomendada de semente de linhaça a ser consumida. Segundo a médica, é importante o consumo de alimentos fontes de gorduras poliinsaturadas, ricas em ômega 3 e ômega 6, tais como frutas oleaginosas e peixes como atum e sardinha.


Texto Anterior: Modos: O que você está esperando?
Próximo Texto: Quem diria!: Anatomia do estresse
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.