São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ossos do ofício

Estrutura
A mão é a unidade motora mais complexa do corpo, com 27 ossos: oito no punho (escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide, captato e hamato), cinco metacarpianos (que ficam na região da palma) e mais 14 falanges (os dedos). A mão fica ligada aos ossos rádio e ulna do braço.

Precisão
Em cada coxa da perna, o homem tem aproximadamente mil fibras musculares acionadas por cada fibra nervosa. Na mão, são cerca de 50 fibras musculares para cada fibra nervosa. Isso explica a precisão da mão, cujas possibilidades de movimento só se comparam às dos olhos.

Força
A mão é composta por 38 músculos: 17 músculos intrínsecos (que começam na mão), possibilitando os movimentos finos e os posicionamentos da mão, e 21 extrínsecos (que começam no braço), responsáveis pelos movimentos de força e tração.

Pele
A superfície da palma da mão é mais espessa que no restante do corpo, ligada aos tecidos profundos, e serve para dar mais aderência ao segurar objetos. É rica em sensibilidade, não tem pêlos, não tem pigmentos e é rica em glândulas sudoríparas. No dorso, a pele é mais fina, o que dá mobilidade às articulações.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: A cura que passa pelas mãos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.