São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Técnica identifica problemas de visão

DA REPORTAGEM LOCAL

Um programa internacional para identificação de crianças com problemas de visão vem utilizando uma técnica rápida, simples e barata e que poderia ser aplicada no Brasil, segundo o oftalmologista Paulo Henrique Morales.
Morales estava na semana passada na China, apresentando a técnica e examinando 2.000 crianças. Chamada de "photoscreening", ela consiste na utilização de um aparelho manual, o MTI PhotoScreener, que registra duas imagens preto-e-branco dos olhos. Uma delas é tirada com o flash na posição vertical, e a outra, com o flash na posição horizontal.
Uma das vantagens dessa técnica é que ela pode atender a um número elevado de crianças sem a necessidade de um especialista para a obtenção das imagens oculares. O "photoscreening" leva apenas de dois a três minutos por criança, e não é necessária a aplicação de colírio nos olhos.
As imagens obtidas são enviadas a oftalmologistas para exame. Se algum problema é identificado, as crianças são encaminhadas para tratamento ou outros exames com um oftalmologista local.
O "photoscreening" pode ser usado para a detecção de problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e estrabismo. O objetivo é utilizá-lo em crianças em idade pré-escolar, que não são capazes de expressar verbalmente suas dificuldades de visão.
"Cerca de 20% das crianças têm algum problema ocular, e 5% são cegas de pelo menos um olho por não terem recebido o cuidado necessário antes do completo desenvolvimento da visão -que acontece aos 7 anos", disse à Folha por e-mail, da China, Morales.
O médico informa que esse programa já foi implantado com sucesso no Estado da Pensilvânia, EUA, e "apresenta plenas condições e necessidades de ser implantado em países como a China e o Brasil".
Esse exame faz parte de um programa chamado SightFirst, desenvolvido por voluntários da Associação Internacional de Lions Clubes. O programa já examinou mais de seis milhões de pessoas para detectar aquelas com problemas de visão. (IG)

Sexo contra envelhecimento Os casais que mantêm relações sexuais pelo menos três vezes por semana parecem dez anos mais jovens que aqueles com uma vida sexual menos ativa. A prática sexual faz com que as pessoas pareçam mais jovens. A conclusão é do psicólogo escocês David Weeks, do Royal Edinburgh Hospital, que investiga a relação entre sexo e aparência.

Fumaça deprime A ação da nicotina sobre o sistema nervoso central pode causar depressão em adolescentes, de acordo com estudo realizado por pesquisadores do centro médico infantil de Cincinnati (EUA). O risco de apresentar um quadro depressivo é quatro vezes maior entre adolescentes fumantes que entre não-fumantes.

De médico para paciente A partir de sua experiência no Instituto de Psiquiatria do HC, Tito Paes de Barros Neto escreveu "Sem Medo de Ter Medo" (192 págs., R$ 22, ed. Casa do Psicólogo, tel. 0/xx/11/3062-4169). Além de explicar distúrbios como fobias e obsessões, o médico sugere exercícios que ajudam a superá-los.

Síndrome do pânico Discutir o que é, os sintomas e os tratamentos para a síndrome do pânico é o objetivo da palestra gratuita que a Associação Nacional da Síndrome do Pânico promove no dia 26/10, às 19h30, em São Paulo (r. Gualachos, 285, Paraíso). As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0/xx/11/5579-7257.

Livros falados Cegos de todo o país podem encomendar a gravação de livros e apostilas ou fazer empréstimos do acervo com cerca de 2.000 livros falados da Audioteca Sal & Luz (RJ). O envio e a devolução das fitas são feitos gratuitamente pela ECT. Os pedidos podem ser feitos pelo tel. 0/xx/21/508-7352.



Texto Anterior: Modos: Qual a maior loucura que cometeu?
Próximo Texto: Substância reduz surtos de esclerose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.