São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro "confunde" cérebro

Enjôo: este mal-estar comum em viagem de carro, em geral, não tem relação com distúrbios estomacais. A causa: o cérebro recebe estímulos visuais e sonoros muito divergentes, que se sobrepõem e o deixam "confuso". Incapaz de processar todas as informações, a pessoa enjoa, pode vomitar e ter dor de cabeça. Trata-se da chamada doença do movimento. Raramente acomete o motorista, que está com a atenção centrada na estrada. Dica: evite comer muito antes da viagem, fixe os olhos em um ponto específico, sente-se na posição mais estável possível (no meio do banco, por exemplo) e recoste-se no banco com a coluna fixa, fechando os olhos.
Membros inferiores: permanecer muito tempo sentado pode causar inchaço nas pernas e nos pés ou, em casos mais sérios, uma trombose venosa profunda (leia mais no item sobre avião, abaixo). Dica: saia do carro a cada uma hora e meia.
Pele: a excessiva exposição ao sol sem proteção adequada pode causar queimaduras. Dica: passe protetor solar e, se sentir necessidade, coloque nos vidros filme que protege contra raios UVA e UVB.
Dores lombares: acontecem em viagens mais longas porque as pessoas permanecem muito tempo na mesma posição e por causa da trepidação do veículo.
Dica: a cada uma hora e meia, pare para alongar o corpo por cerca de 15 min.


Texto Anterior: Borda do barco "chama" enjôo
Próximo Texto: Helicóptero "judia" lombar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.