São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os outros são o melhor termômetro

Se o funcionário nervoso bate o telefone no gancho de forma estridente ao final de todas as ligações, e não após eventuais conversas tensas, incomodando a si e aos vizinhos, a sua saúde mental não deve ir bem. "Os outros são o principal termômetro. Em geral, as relações são afetadas quando a pessoa está em um processo de mal-estar mental. Se alguém vira para você e diz: "O que está acontecendo? Você mudou, está mais irritado", é sinal de que você provavelmente não está bem mentalmente", diz o psiquiatra Paulo Amarante, da Fundação Oswaldo Cruz (RJ).
Ele ainda dá um exemplo para diferenciar temperamento de distúrbio: "Um jogador de futebol de personalidade agressiva pode ser bom para o time, gerar atitudes de garra. Até recebe um cartão vermelho eventualmente; agora, se a cada jogo ele recebe um cartão por agredir outros jogadores, está desequilibrado".
Segundo o psiquiatra Jair Mari, quando características como ansiedade se cristalizam na pessoa, deixam de ser transitórias e passam a ser constantes, provavelmente vai haver mudança na qualidade de vida. A pessoa pode ter medo de sair à noite sozinha na rua, um medo que vem como forma de preservação. "Mas, se esse medo faz com que ela fique trancafiada em casa e não saia à noite de jeito nenhum, já virou um problema", diz o psiquiatra Cuschnir.
Outro sinal de problema: baixa ou nenhuma capacidade de autocrítica. Um rompante de raiva seguido de consciência do que aconteceu é normal. "Mas, se a pessoa sai do sério duas, três vezes e não consegue depois se ver na cena, existe um indicativo de que a situação está fora do seu controle", diz a psicóloga Ana Bock.
Nessas situações, é comum surgir alterações físicas como taquicardia, sudorese, aumento na pressão arterial, falta de apetite e de sono e tensão muscular. "Cada um tem um tempo de reação. Mas, se por mais de um mês a pessoa apresentar esses sintomas -físicos e psíquicos-, é bom procurar um médico", diz Mari.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Males físicos que afetam a mente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.