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firme e forte
Academias ganham ares de shopping
KATIA DEUTNER - FREE-LANCE PARA A FOLHA
E le leva o nome da capital dos Emirados Árabes,
onde está localizado, e oferece muito mais que
os aparelhos de musculação e as salas de ginástica das
academias tradicionais. No Adu Dhabi Health & Fitness Club, o cliente tem à disposição pista de boliche
e de equitação, "solarium" com piscina, centro de estética, cabeleireiro, creche, restaurante
japonês e casa de chá.
As academias paulistanas ainda não
oferecem uma gama tão grande de serviços, mas já estão chegando perto. Tudo
para facilitar a vida dos malhadores.
Para atender os clientes que não têm
tempo a perder durante o dia, a direção
do Projeto Acqua decidiu manter as piscinas e as salas de musculação funcionando 24 horas por dia. A academia abre
na segunda-feira, às 6h, e só fecha no sábado, às 20h. "Os clientes que malham
durante a madrugada são pessoas que
trabalham até tarde todos os dias e não
conseguem frequentar academias em horários normais", afirma Eledir Bufanello,
supervisora técnica do Acqua.
É o caso do gerente comercial Daniel
Augusto Geraldi, 27, que treina no Projeto Acqua. "Como quase sempre saio do
trabalho depois das 22h, horário em que
a maioria das academias está fechando,
optei por uma que fica aberta de madrugada. Se não fosse assim, não poderia me
exercitar todos os dias. Não conseguiria
levantar às 5h só para malhar", diz.
A Master funciona ininterruptamente
nos dias úteis há oito anos e, por isso,
atrai clientes com perfis diferenciados.
"Às vezes, o aluno tem insônia e vem malhar. E muitos estudantes treinam à noite,
depois das aulas na faculdade", explica a
proprietária Márcia Eboni.
Além dos horários mais flexíveis, as
academias também estão investindo em
parcerias para oferecer serviços aos seus
alunos. "Para não carregar toalhas na
mochila, eu sempre pego uma na lavanderia", conta o estudante Guilherme José
Rocha, 18, cliente da lavanderia Vip, instalada ao lado do cabeleireiro Jacques &
Janine, com serviços de manicure, pedicure e de tratamentos faciais e corporais.
Tudo isso no prédio da Reebok.
"Frequento o salão pelo menos uma
vez por mês; é mais fácil que sair correndo e ir para outro local", diz a aluna Paula
Junqueira, 22, promotora de vendas.
A Reebok oferece ainda o "business
room", uma sala com computadores onde os alunos podem acessar a internet
gratuitamente. O sucesso desse serviço
foi tanto que agora há computadores espalhados por todos os cantos da academia, até nos vestiários. "A fila no "business room" era muito grande, os alunos
perdiam muito tempo", justifica José
Otávio Marfará, diretor da academia.
E que tal banco 24h? Na sala de musculação da Bio Ritmo tem, e os alunos aprovam. "Tenho medo de retirar dinheiro
nos caixas 24h. Prefiro deixar para sacar
quando venho malhar, é mais prático",
diz a decoradora Ana Lua Negrelli, 25.
Também ficou mais prático renovar a
biblioteca e a discoteca. Pelo menos para
os alunos da unidade de Moema da Companhia Athlética, onde, há dois meses, foi
inaugurada uma loja da Livraria Nobel.
"Os alunos compram revistas, livros,
CDs e DVDs. Eles passam, olham e, na
saída, acabam levando para casa", afirma
o gerente Marcelo Lifschitz, que aceita
encomendas dos frequentadores da academia.
Já na loja da unidade do Conjunto Nacional da Bio Ritmo, há barras de cereais
e outros tira-gostos saudáveis. Mas o forte mesmo são os suplementos alimentares, que podem ser preparados lá mesmo
graças a um providencial liquidificador que fica à disposição dos alunos.
"Costumo comprar creatina e aminoácidos dentro da academia. O preço é igual
ao das outras lojas. Além disso, tenho a
vantagem de marcar em uma conta e só
pagar no final do mês", conta o aluno
Cláudio Andrade, 42.
A Competition também vai investir na
alimentação. Em abril do ano que vem,
deve inaugurar o Empório Equilibrium,
onde serão vendidos produtos naturais e
comidas balanceadas, feitas sob supervisão de nutricionistas. "O aluno que mora
sozinho poderá sair da academia e levar
sua refeição para casa", diz Fernando
Rossi, gerente de marketing da academia,
que também dispõe de serviço de lavanderia e cabeleireiro.
Como a maioria das academias de São
Paulo, a Competition oferece aulas avulsas para quem está de passagem pela cidade, mas não quer deixar de se exercitar.
"O cliente fica o tempo que quiser e faz
seus exercícios preferidos", explica Rossi.
Outra comodidade que as academias
oferecem é o serviço de "child care", uma
sala onde as mães podem deixar os filhos
brincando enquanto se exercitam. Esse
serviço pode ser gratuito ou não. "Sempre trago o Haik comigo; enquanto eu
malho, ele brinca com outras crianças",
conta a aluna da Reebok Daniela Djehdian, 25, mãe do garoto de 11 meses. Mas
Haik não fica sozinho, ele tem uma babá
que o acompanha na sala. Ter um acompanhante é uma das normas para as
crianças menores de dois anos de idade.
A academia Runner ampliou os cuidados com o corpo. Na unidade de Moema,
há um centro de estética que leva a assinatura de Ala Szerman. "Mesmo a pessoa
que malha há anos às vezes não consegue
perder aquele pneuzinho ou a celulite, e
nós oferecemos os tratamentos adequados", explica Cristina Scalon, gerente do
Beauty Runner.
Nas nove filiais da Runner, quem deseja seguir a carreira de modelo encontra
um curso especial que ensina inclusive
como se maquiar e se pentear e é ministrado pela Oficina da Imagem. "Já formamos mais de cem modelos desde junho
deste ano", conta a coordenadora Daniela Policela Vieira. Com aulas teóricas e
práticas, o curso dura dois meses e custa
R$ 350. "Temos alunos dos 12 aos 65 anos
de idade que querem aprender a andar
em uma passarela ou simplesmente desejam aprimorar a imagem", explica a
coordenadora.
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