São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001
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firme e forte

Academias ganham ares de shopping

KATIA DEUTNER - FREE-LANCE PARA A FOLHA

E le leva o nome da capital dos Emirados Árabes, onde está localizado, e oferece muito mais que os aparelhos de musculação e as salas de ginástica das academias tradicionais. No Adu Dhabi Health & Fitness Club, o cliente tem à disposição pista de boliche e de equitação, "solarium" com piscina, centro de estética, cabeleireiro, creche, restaurante japonês e casa de chá.
As academias paulistanas ainda não oferecem uma gama tão grande de serviços, mas já estão chegando perto. Tudo para facilitar a vida dos malhadores.
Para atender os clientes que não têm tempo a perder durante o dia, a direção do Projeto Acqua decidiu manter as piscinas e as salas de musculação funcionando 24 horas por dia. A academia abre na segunda-feira, às 6h, e só fecha no sábado, às 20h. "Os clientes que malham durante a madrugada são pessoas que trabalham até tarde todos os dias e não conseguem frequentar academias em horários normais", afirma Eledir Bufanello, supervisora técnica do Acqua.
É o caso do gerente comercial Daniel Augusto Geraldi, 27, que treina no Projeto Acqua. "Como quase sempre saio do trabalho depois das 22h, horário em que a maioria das academias está fechando, optei por uma que fica aberta de madrugada. Se não fosse assim, não poderia me exercitar todos os dias. Não conseguiria levantar às 5h só para malhar", diz.
A Master funciona ininterruptamente nos dias úteis há oito anos e, por isso, atrai clientes com perfis diferenciados. "Às vezes, o aluno tem insônia e vem malhar. E muitos estudantes treinam à noite, depois das aulas na faculdade", explica a proprietária Márcia Eboni.
Além dos horários mais flexíveis, as academias também estão investindo em parcerias para oferecer serviços aos seus alunos. "Para não carregar toalhas na mochila, eu sempre pego uma na lavanderia", conta o estudante Guilherme José Rocha, 18, cliente da lavanderia Vip, instalada ao lado do cabeleireiro Jacques & Janine, com serviços de manicure, pedicure e de tratamentos faciais e corporais. Tudo isso no prédio da Reebok.
"Frequento o salão pelo menos uma vez por mês; é mais fácil que sair correndo e ir para outro local", diz a aluna Paula Junqueira, 22, promotora de vendas.
A Reebok oferece ainda o "business room", uma sala com computadores onde os alunos podem acessar a internet gratuitamente. O sucesso desse serviço foi tanto que agora há computadores espalhados por todos os cantos da academia, até nos vestiários. "A fila no "business room" era muito grande, os alunos perdiam muito tempo", justifica José Otávio Marfará, diretor da academia.
E que tal banco 24h? Na sala de musculação da Bio Ritmo tem, e os alunos aprovam. "Tenho medo de retirar dinheiro nos caixas 24h. Prefiro deixar para sacar quando venho malhar, é mais prático", diz a decoradora Ana Lua Negrelli, 25.
Também ficou mais prático renovar a biblioteca e a discoteca. Pelo menos para os alunos da unidade de Moema da Companhia Athlética, onde, há dois meses, foi inaugurada uma loja da Livraria Nobel. "Os alunos compram revistas, livros, CDs e DVDs. Eles passam, olham e, na saída, acabam levando para casa", afirma o gerente Marcelo Lifschitz, que aceita encomendas dos frequentadores da academia.
Já na loja da unidade do Conjunto Nacional da Bio Ritmo, há barras de cereais e outros tira-gostos saudáveis. Mas o forte mesmo são os suplementos alimentares, que podem ser preparados lá mesmo graças a um providencial liquidificador que fica à disposição dos alunos.
"Costumo comprar creatina e aminoácidos dentro da academia. O preço é igual ao das outras lojas. Além disso, tenho a vantagem de marcar em uma conta e só pagar no final do mês", conta o aluno Cláudio Andrade, 42.
A Competition também vai investir na alimentação. Em abril do ano que vem, deve inaugurar o Empório Equilibrium, onde serão vendidos produtos naturais e comidas balanceadas, feitas sob supervisão de nutricionistas. "O aluno que mora sozinho poderá sair da academia e levar sua refeição para casa", diz Fernando Rossi, gerente de marketing da academia, que também dispõe de serviço de lavanderia e cabeleireiro.
Como a maioria das academias de São Paulo, a Competition oferece aulas avulsas para quem está de passagem pela cidade, mas não quer deixar de se exercitar. "O cliente fica o tempo que quiser e faz seus exercícios preferidos", explica Rossi.
Outra comodidade que as academias oferecem é o serviço de "child care", uma sala onde as mães podem deixar os filhos brincando enquanto se exercitam. Esse serviço pode ser gratuito ou não. "Sempre trago o Haik comigo; enquanto eu malho, ele brinca com outras crianças", conta a aluna da Reebok Daniela Djehdian, 25, mãe do garoto de 11 meses. Mas Haik não fica sozinho, ele tem uma babá que o acompanha na sala. Ter um acompanhante é uma das normas para as crianças menores de dois anos de idade.
A academia Runner ampliou os cuidados com o corpo. Na unidade de Moema, há um centro de estética que leva a assinatura de Ala Szerman. "Mesmo a pessoa que malha há anos às vezes não consegue perder aquele pneuzinho ou a celulite, e nós oferecemos os tratamentos adequados", explica Cristina Scalon, gerente do Beauty Runner.
Nas nove filiais da Runner, quem deseja seguir a carreira de modelo encontra um curso especial que ensina inclusive como se maquiar e se pentear e é ministrado pela Oficina da Imagem. "Já formamos mais de cem modelos desde junho deste ano", conta a coordenadora Daniela Policela Vieira. Com aulas teóricas e práticas, o curso dura dois meses e custa R$ 350. "Temos alunos dos 12 aos 65 anos de idade que querem aprender a andar em uma passarela ou simplesmente desejam aprimorar a imagem", explica a coordenadora.


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