São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas sugerem lista de títulos clássicos

"Adotei como critério a representatividade histórica"

De Ivan Teixeira, professor de literatura na Escola de Comunicação e Artes da USP, autor do "Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica" (vencedor do Prêmio Jabuti 2000)

"Odisséia", de Homero (séc. 8º a. C.)
"Toda a forma de pensar e sentir o mundo grego está lá. O conjunto mitológico apresentado nesse épico é uma das fontes do pensamento freudiano. Considerado um dos maiores romances do século 20, "Ulisses", de James Joyce, é uma derivação modernista da "Odisséia"."

"A Divina Comédia", de Dante Alighieri (1320)
"Condensa as idéias cristãs da Idade Média, que, nesse livro, são transformadas em linguagem poética. O pensamento cristão até hoje permanece essencialmente o mesmo."

"Os Lusíadas", de Camões (1572)
"É a maior epopéia do Renascimento europeu. Exalta o expansionismo e o cristianismo. As navegações dos séculos 15 e 16 representaram um feito tão importante na época como a chegada do homem à Lua. Camões faz um poema sobre o início da globalização."

"Dom Quixote", de Miguel de Cervantes (1605)
"É o primeiro grande livro que tematiza o próprio livro: Dom Quixote teria perdido o juízo por causa do excesso de leitura das novelas de cavalaria."

"Tom Jones," de Henry Fielding (1749)
"É um dos consolidadores de um novo gênero em ascensão, o romance. Cria um tipo novo, o "narrador bisbilhoteiro", que conversa e brinca com o leitor."

"Memórias Póstumas de Brás Cubas," de Machado de Assis (1881)
"Promove uma súmula brilhante do pensamento e das formas literárias do mundo europeu na América do século 19. Conquista a maturidade para a literatura brasileira."


Texto Anterior: Especialistas sugerem lista de títulos clássicos - Luís Augusto Fischer: "Escolhi os livros que me deixaram "siderado'"
Próximo Texto: Cristovão Tezza: "Selecionei os livros que marcaram minha juventude"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.