São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Manchas na parede saem com sabão de coco

Marcas de mão, patas de gatos e cachorros e desenhos de crianças: dificilmente as paredes escapam ilesas. Mas as manchas podem ser removidas, e a limpeza varia de acordo com a tinta.
A primeira dica é limpar o local o mais rápido possível, com cuidado para não danificar a pintura. O procedimento deve ser feito quando a área já estiver seca. "A mistura de água e sabão de coco é eficiente em muitas situações", diz Eloiza Dias Azevedo Fagundes, da SOS Casa.
Em tinta fosca ou semibrilho, use esponja com detergente neutro ou multiúso. Com um pano úmido, tire o excesso. Se a tinta for à base de água, não use o multiúso.
Em tinta acrílica lavável, use uma solução com meio litro de água, 250 ml de álcool e 50 ml de detergente. Com uma esponja ou um pano limpo, aplique a mistura. Teste o produto em uma área pequena para verificar se ele não danificará o revestimento. Lave a parede de baixo para cima, para evitar a formação de listras.
Para remover tinta de caneta, a dica de Regina Bernardino, da PSL Serviços e Limpeza, é esfregar com algodão embebido em álcool. Vinho tinto pode ser removido com vinho branco ou com loção de barbear. Para tirar mofo, água sanitária é uma boa opção. Para marcas de fitas adesivas, use um ferro quente: com um tecido de proteção, pressione o resíduo para que ele amoleça.


Texto Anterior: Análise do ciclo de vida faz cálculo sofisticado da sustentabilidade
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.